Pular para o conteúdo principal
Memória

Centro de Documentação e Pesquisa em História da UFU coordena ação de capacitação em arquivos históricos no Ceará

Treinamento ocorre entre junho e agosto, na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará

Publicado em 06/06/2023 às 11:15 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Mesa de abertura do curso ocorreu em 1º de junho. (Imagem: Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS), está promovendo, entre os meses de junho e agosto, o "Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais: do Arquivo Administrativo ao Histórico". O curso ocorre em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o grupo de pesquisa Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará (Praetece) e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

As atividades são divididas em três módulos presenciais. Eles ocorrem entre 1º de junho e 28 de agosto, na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), com o objetivo de capacitar os servidores das prefeituras do Estado do Ceará para realizar trabalhos de baixa e média complexidade em arquivos.

Voltado a prefeitos, secretários da área de Planejamento e Gestão, além de servidores das prefeituras e das câmaras municipais que atuam na área de Gestão Documental e Arquivo de Documentos, o conteúdo programático do treinamento está abordando conceitos e orientações práticas sobre gestão de documentos, incluindo avaliação, classificação e digitalização.

Durante o treinamento, os participantes também têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em gestão documental e adquirir habilidades práticas para lidar com arquivos administrativos e históricos. A paleografia, que abrange o estudo da escrita antiga, permitirá aos servidores compreender e transcrever textos manuscritos dos séculos XVIII e XIX, aprimorando suas capacidades de leitura e interpretação.

Arquivista do CDHIS e coordenador-geral da ação de extensão, Raphael Bahia diz que ela reafirma o centro como referência no cenário arquivístico em territórios do Triângulo Mineiro e para além das fronteiras da região. Ele explica que este curso surgiu devido a demandas existentes no estado nordestino: "As instituições parceiras perceberam que, no Ceará, há uma demanda tanto na administração púbica, quanto na privada, pelo técnico em arquivo, pelo auxiliar de arquivo e pelo profissional bacharel em Arquivologia, curso de graduação que não é oferecido naquele estado. Neste sentido, o nosso curso propõe auxiliar a administração pública local, oferecendo treinamento de qualidade, no qual doutores, mestres e especialistas serão instrutores e dividirão o seu conhecimento com os cursistas.”

Bahia revela, ainda, planos futuros para o projeto, que deve ser implementado também na região do Triângulo Mineiro. “Pretendemos que esse projeto seja replicado aqui no Triângulo, que tem demanda semelhante à do Ceará e que não possui nenhuma universidade que ofereça o Curso de Graduação em Arquivologia”, comenta.

Ademais, o treinamento aborda uma pauta defendida por diversos órgãos com vistas ao fortalecimento da gestão documental e preservação do patrimônio cultural documental nas administrações públicas. O coordenador pondera que a importância da documentação histórica vai além do ponto de vista cultural: “Ressaltamos que os documentos têm como principal característica o valor de prova, servindo como veículo para a garantia de direitos e, quando percebidos como patrimônio histórico e cultural, resguardam nossas memórias e contribuem para a formação de identidades.”

 

Abertura

A mesa de abertura do treinamento foi realizada no último dia 1º de junho e contou com a presença de autoridades locais e cursistas de mais de 15 municípios do Ceará.

Participaram da solenidade representantes das instituições parceiras do projeto, como a diretora do Instituto de História da UFU, Maria Andréa Angelotti Carmo - que marcou presença de forma remota; Altemar da Costa Muniz, chefe de Gabinete da Reitoria da UECE; José Helder Diniz Neto, advogado da Aprece; e Raphael Bahia.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: UFU Uece Cdhis documentação histórica arquivologia paleografia

A11y