UFU auxilia na preservação do patrimônio histórico cearense

Criação do curso de graduação em Arquivologia na Universidade Estadual do Ceará é uma das principais pautas do 'Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais'; programa soma mais de 300 inscritos

Publicado em 21/07/2023 às 12:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com o Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS), está promovendo desde o início de junho o “Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais: do Arquivo Administrativo ao Histórico". Divididas em três módulos presenciais, as atividades do curso de extensão são realizadas na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prosseguem até 28 de agosto.

O principal objetivo do curso é capacitar os servidores das prefeituras cearenses para trabalhos de baixa e média complexidade em arquivos. Essa ação de extensão acontece em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o grupo de pesquisa Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará (Praetece) e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

Programação e execução do cronograma

O primeiro módulo foi realizado nos dias 1º e 2 de junho e ministrado pelo arquivista Igor Filgueira - que discutiu sobre “Gestão de Documentos” - e pelo professor Expedito Ximenes, do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL/UECE) - que apresentou a primeira parte do curso de Paleografia.

Em agenda relativa às atividades do programa de formação, o arquivista do CDHIS/UFU e coordenador-geral do curso, Raphael Bahia, organizou no dia 10 de julho uma visita técnica ao arquivo e memorial da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Na ocasião, ele foi convidado para participar do grupo de estudos responsável por auxiliar o desenvolvimento do plano de classificação de documentos da instituição.

Fotos: Divulgação - CDHIS/UFU

Dando sequência à programação, em 11 de julho, a convite do professor Expedito Ximenes e do arquivista da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, André Ribeiro, houve agenda com o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dárcio Ítalo Teixeira, e com o chefe de gabinete da mesma instituição, Altemar Costa Muniz. A pauta discutida no encontro tratou sobre a criação do curso de graduação em Arquivologia na UECE e a demanda dos serviços públicos e privados pelo profissional arquivista, tendo em vista a insegurança jurídica ao qual órgãos e gestores estão expostos pela falta de gestão documental. Também foi debatida a dificuldade que os cidadãos têm ao acessarem documentos que garantem seus direitos e a necessidade da preservação da memória e identidade da região.

Bahia explica que, na maioria das visitas técnicas realizadas pela equipe, é constatada a desorganização de documentos em meio físico e digital, com grandes volumes de documentos guardados em locais inadequados. "Comumente, no Estado do Ceará, esses espaços não possuem um arquivista, profissional que detém o conhecimento científico para lidar de forma adequada com a gestão de documentos administrativos, o fluxo da informação e com os documentos históricos”, comenta.

A reunião contou, ainda, com a participação da gestora do Arquivo Público do Estado do Ceará, Janaína Iara; a representante da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará e do Sindicato MOVA-SE, Joana Lúcia Almeida; e a supervisora do Arquivo e Memorial PM/CE, Tenente Simone Viana - que, inclusive, havia sido presenteada no dia anterior com a publicação “Guia e Inventário do Arquivo Pessoal de Olívia Calábria”, do CDHIS.

Ao final do encontro, André Ribeiro entregou uma carta aberta ao vice-reitor, registrada com a demanda de criação do curso de Arquivologia e que identifica a UECE com um papel social importante para o desenvolvimento de todas as regiões do Ceará, "função na qual a Ciência da Arquivologia poderá contribuir significativamente".

O segundo módulo, que aconteceu nos dias 12 e 13, contou com mais de 140 inscritos vindos de diferentes municípios cearenses. A abertura foi conduzida pela coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece, Helderiza Queiroz. Os arquivistas Raphael Bahia e André Ribeiro ministraram a temática “Arquivos Históricos e Arquivos Pessoais” e o advogado Helder Diniz discutiu sobre "Direito Administrativo Aplicado às Questões Arquivísticas".

Seguindo a agenda da ação de extensão, no dia 14 de julho, foi ao ar uma entrevista na Rádio Cidade de Fortaleza, no programa “Sextou”, com André Ribeiro e Raphael Bahia. Na oportunidades, eles falaram sobre a importância da Arquivologia para os setores público e privado, assim como o processo que está sendo desenvolvido para viabilizar a criação do curso de graduação em Arquivologia e a importância dos cursos de extensão que estão sendo desenvolvidos pelo CDHIS/UFU no Estado. “Além do trabalho de conscientização, buscamos realizar a qualificação dos alunos para trabalhos em nível de auxiliar, propondo que quando [os alunos] retornarem às suas cidades se tornem agentes multiplicadores, difundindo o conhecimento”, ressaltou Bahia.

Por fim, ele menciona as perspectivas e resultados que os cursos tendem a oferecer, reiterando que os arquivos históricos são elementos centrais para resguardar as nossas memórias e identidade: “Os cursos desenvolvidos estão sendo muito importantes para conscientizar os setores públicos e privados sobre a área da Arquivologia e o seu potencial em contribuir para uma sociedade mais justa e democrática, tendo o acesso à informação, a gestão de documentos, a segurança jurídica e a preservação da memória registrada nos documentos, como pilares centrais.”

O terceiro e último módulo do curso será realizado nos próximos dias 10 e 11 de agosto, com participação do professor Expedito Ximenes, que ministrará a segunda parte do conteúdo sobre Paleografia.