Mais de 23 mil candidatos estão aptos para a 1ª fase do Vestibular UFU 2023/2

Provas serão aplicadas neste domingo (2/7), a partir das 10h; em disputa, 1.647 vagas distribuídas por 48 opções de cursos de graduação

Publicado em 30/06/2023 às 17:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Portões serão, pontualmente, abertos às 9h15 e fechados às 10h; uso de máscaras é facultativo. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo Portal Comunica)

Agora falta muito pouco! Na manhã deste domingo (2/7), 23.015 estudantes são aguardados para ocuparem os seus assentos, distribuídos por 541 salas de 32 prédios localizados em sete cidades – estrutura ainda maior do que aquela que foi mobilizada na edição do ano passado, quando foram necessárias 427 salas e 23 prédios para acomodação dos 19.657 candidatos com inscrições homologadas. Estes são alguns dos números envolvidos na primeira fase do Vestibular 2023/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os vestibulandos estão em busca da aprovação para uma das 1.647 vagas em 48 cursos de graduação que estão sendo disponibilizadas pela instituição neste processo seletivo. As oportunidades contemplam 812 vagas para a ampla concorrência, 822 destinadas ao sistema de cotas e 13 adicionais – voltadas a candidatos em situação de refúgio, asilos políticos, apátridas, acolhidas humanitárias ou sob outras políticas humanitárias no Brasil.

O acesso à parte interna dos locais de aplicação das provas será liberado a partir das 9h15 e os portões serão fechados, pontualmente, às 10 horas, momento em que os fiscais darão início aos procedimentos para aplicação das provas objetivas. O prazo máximo para realização dos exames será de 5 horas e 30 minutos, sendo que a saída dos candidatos poderá ocorrer apenas às 13 horas – quando termina o horário de sigilo.

Cada caderno de provas conterá um total de 88 questões; oito, de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Além de Uberlândia, o vestibular da UFU também terá movimentação nos municípios mineiros de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Belo Horizonte, bem como em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Toda a organização é por conta da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU).

No ato da inscrição, os candidatos tiveram que escolher entre a ampla concorrência ou uma das oito modalidades do sistema de cotas adotado pela UFU. Como já é tradicional, Medicina foi o curso que registrou a maior quantidade de candidatos: são 11.917, no total – o equivalente a 51,78% dos inscritos. A modalidade com maior concorrência registrada entre os interessados na carreira médica é a ampla concorrência, com 292,1 candidatos/vaga. Os outros cursos mais disputados – levando em consideração apenas a ampla concorrência são, respectivamente: Psicologia (40,5 c/v); Direito (38 c/v); Biomedicina (32,1 c/v); Engenharia de Computação (30,29 c/v); Medicina Veterinária (27 c/v); Ciência da Computação (24,25 c/v); Odontologia (22,8 c/v); e Agronomia/Campus Glória (21,1 c/v).

Itens obrigatórios

Além da "Ficha do Candidato", os candidatos deverão portar: via original de documento de identificação pessoal oficial com foto; e caneta de tinta azul, com corpo transparente. Não será necessário retirar piercings. É permitido levar água e alimentação, desde que os itens estejam acondicionados em recipientes/embalagens transparentes e sem rótulos. Serão fornecidas sacolinhas para armazenamento de objetos como celular, relógio e pulseira. No caso de bolsas ou mochilas, elas ficarão debaixo das carteiras ou encostadas na parede da sala. Quanto ao uso de máscaras, é opcional.

O resultado final da primeira fase do Vestibular 2023/2 será divulgado no dia 21 de julho e as provas da segunda fase ocorrerão em 6 de agosto. Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1351.

Palavras-chave: Vestibular 2023/2 UFU Prograd DIRPS ingresso cursos graduação