UFU é destaque em Ranking Global de Impacto em Desenvolvimento Sustentável

Universidade avança em posições importantes no 'THE Impact Ranking 2023', como combate á fome, promoção da saúde e consumo responsável

Publicado em 06/06/2023 às 11:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

No contexto atual, de crescente preocupação com a sustentabilidade e o futuro do planeta, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se destaca no cenário global. No recém-divulgado THE Impact Ranking 2023, a universidade demonstra avanços importantes em áreas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O ranking avaliou 1.512 universidades em 112 países sobre as práticas vinculadas aos ODS e tem se consolidado como referência no campo da Educação Superior. A UFU ocupa a faixa 301-400 na classificação geral.

Os indicadores utilizados pelo THE Impact Ranking fornecem uma comparação em quatro áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Para entender melhor como a UFU se destaca, analisemos suas realizações em três temáticas importantes.

1) Luta Contra a Fome

No combate à fome, a UFU continua ocupando uma posição de destaque. Desde sua primeira participação no ranking, a instituição tem se mantido entre as 100 melhores do mundo. Neste ano, a universidade figura no 91º lugar. De acordo com o THE, essa categoria exige que as universidades demonstrem como estão contribuindo para erradicar a fome, promover a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

2) Saúde e Bem-Estar

No quesito "Boa Saúde e Bem-Estar", a UFU ocupa uma posição na faixa 101-200. Essa classificação destaca como as universidades lidam com condições e doenças específicas e como apoiam suas comunidades.

3) Consumo e Produção Responsáveis

Já no objetivo "Consumo e Produção Responsáveis", a UFU alcançou um marco importante: pela primeira vez, a universidade está entre as 100 melhores do mundo, ocupando a 85ª posição. A metodologia do THE nesta categoria avalia a promoção da eficiência energética e de recursos, infraestrutura sustentável e o fornecimento de acesso a serviços básicos para todos.

UFU no Panorama Nacional

Em âmbito nacional, a UFU ocupa a 9ª posição considerando os 17 objetivos analisados. A universidade demonstra excelência em algumas destas áreas. Veja, abaixo, os principais resultados nacionais e o número de instituições brasileiras representadas em cada ODS no THE Impact Ranking:

O ranking completo está disponível na página oficial do Impact Rankings 2023. Acesse, também, a página da UFU na pesquisa.

Palavras-chave: THE Impact Ranking sustentabilidade ODS