CIÊNCIA

Docentes da UFU irão compor comitês do CNPQ

Pesquisadores vão analisar, julgar e selecionar projetos

Publicado em 21/07/2023 às 12:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Cinco docentes da UFU, de diferentes áreas, foram nomeados pelo CNPq. (Foto: Marco Cavalcanti)

Cinco pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de diferentes áreas, foram nomeados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A nomeação aconteceu na última quarta-feira (19/7), com nomes dispostos em 49 Comitês de Assessoramento, divididos em 13 coordenações. Entre titulares e suplentes, designados para integrar esses comitês, uns são para o quadriênio 2021-2024 e outros, para o período 2023-2026.

O CNPq desempenha papel importante na produção de conhecimento do Brasil, atuando na expansão e fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no território nacional. Para Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU, o reconhecimento dos professores pela comunidade científico-tecnológica nacional, significa que o trabalho em prol da ciência muito orgulha a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pois mostra bons resultados mesmo com as adversidades enfrentadas.

Os docentes indicados foram:

• Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira (Morfologia Vegetal) - titular do Comitê de Assessoramento de Botânica-BO;
  • Sílvio Carlos Rodrigues (Geografia Física) - suplente no Comitê de Assessoramento de Arquitetura e Urbanismo, Demografia, Geografia Humana e Regional, Geografia Física, Planejamento Urbano e Turismo - CASA;
  • Décio Gatti Júnior (Educação) - Comitê de Assessoramento de Educação - CA-ED;
  • Daniela Franco Carvalho (Tecnologia Educacional) - Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica- CA-DC;
  • Ênio Pedone Bandarra Filho (Transferência de Calor) - Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial - CA-EM

Os pesquisadores irão atuar de acordo com suas especialidades, individualmente ou em grupos, analisando, julgando e selecionando pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos. A publicação foi feita no Diário Oficial da União - confira AQUI.

Palavras-chave: CNPq nomeação docente