Projeto de extensão que debate o período imperial brasileiro abre inscrições

Vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU, iniciativa funciona há três anos e tem encontros quinzenais

Publicado em 25/07/2023 às 12:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Projeto debate os acontecimentos e efeitos do período imperial brasileiro. (Foto: TJ-MS/Reprodução)

O projeto de extensão "Estudos sobre o Império Brasileiro", vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), está com inscrições abertas.

A nova turma tem previsão de iniciar em 12 de agosto e conta com a participação da comunidade interna e externa à universidade. As reuniões são quinzenais e presenciais. Esse formato tem a finalidade de manter o desenvolvimento constante e promover a interação dos participantes.

Há três anos, o projeto existe com a proposta de destacar o período imperial brasileiro (1822-1889) em todos os seus aspectos. O principal objetivo é reunir interessados ​​no assunto e em suas múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, políticos e econômicos. Além disso, o grupo também investiga o impacto desse momento na realidade atual do Brasil.

Os temas discutidos são aqueles que despertam maior interesse entre os participantes. Assim, podem abordar eventos históricos, legislação e personalidades influentes. A ideia é que as temáticas cativem a atenção e curiosidade do grupo, o que incentiva o aprendizado sobre o período imperial.

O professor Deolindo Menck, do IERI, é responsável pela coordenação das reuniões realizadas no Bloco 5R do Campus Santa Mônica, com ênfase nas esferas política e econômica. As inscrições são feitas via WhatsApp, no número (34) 98430-4334.

Palavras-chave: extensão brasil imperio