UFU é destaque em ranking global de 'universidades jovens'

Universidade Federal de Uberlândia alcança quarta posição entre as instituições brasileiras na edição de 2023 do 'THE Young Universities Ranking'

Publicado em 05/07/2023 às 12:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ganha destaque no THE Young Universities Ranking de 2023, que avalia universidades “jovens”, com até 50 anos de existência. Classificada na faixa 401-500 no cenário mundial, a UFU está entre as melhores do Brasil, posicionando-se em quarto lugar entre as universidades do país.

Um olhar sobre o 'THE Young Universities Ranking'

O THE Young Universities Ranking é uma classificação global que destaca as instituições de ensino superior com até 50 anos de existência. O ranking de 2023 foi lançado nesta semana e avaliou a performance de 605 universidades em todo o mundo, um aumento de 66 instituições em relação ao ano anterior.

De um total de 963 instituições que enviaram dados para o ranking, 358 não atingiram os parâmetros mínimos de classificação.

Os critérios de avaliação são baseados em 13 indicadores de desempenho que são agrupados em 5 áreas: ensino, pesquisa, citações, participação internacional e renda de indústria.

Brasil no THE Young Universities Ranking

Neste ranking, o Brasil se destacou com a classificação de 16 universidades, dentre as 23 que enviaram dados. Confira, na tabela abaixo, a colocação das instituições brasileiras:

Rank Mundial

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

301–350

Universidade de Fortaleza (Unifor)

301–350

Universidade Federal do ABC (UFABC)

401–500

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

401–500

Universidade Católica de Brasília (UCB)

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Universidade Federal Rural do Semi-Arido (Ufersa)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade de Pernambuco (UPE)

Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ)

Não classificada

Centro Universitário Max Planck (UniMAX)

Não classificada

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Não classificada

Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Unichristus

Não classificada

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Não classificada

Universidade Vila Velha (UVV)

Não classificada

O país com mais representantes entre as universidades classificadas é a Turquia, com 47 instituições. Índia, com 45, Irã (39), Reino Unido (38) e Espanha (32) completam a lista de países com mais representantes no ranking. O Brasil ocupa a 13ª posição, com 16 universidades listadas.

Palavras-chave: ranking THE Young Universities