Capacitação

UFU inscreve para curso de Orientação e Formação Didática, Metodologia e Currículo Bilíngue de Surdos

Vagas abertas tanto para cursistas quanto para tutores; confira os cronogramas dos dois processos de seleção

Publicado em 18/07/2023 às 12:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Dois processos seletivos para atividades remotas: vagas para cursistas e tutores. (Imagem: Pexels)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abre inscrições para o curso gratuito, em formato não presencial, de Orientação e Formação Didática, Metodologia e Currículo Bilíngue de Surdos. São ofertadas 500 vagas para cursistas e 20 para tutores.

As oportunidades estão divididas em dois editais, um voltado para os cursistas e outro para a seleção de tutores. Confira, abaixo, as informações de cada processo seletivo.

Cursistas

A inscrições para os cursistas estão abertas até o dia 15 de agosto, viaformulário on-line. A seleção terá como critérios a análise de documentação e a ordem de inscrição.

O curso visa à capacitação de professores da educação básica que atuam ou desejam atuar com estudantes surdos e com deficiências associadas. Os candidatos devem ter formação superior, em cursos de licenciatura, com atuação na educação básica, em instituições devidamente credenciadas junto às secretarias de Educação.

É fundamental que os candidatos possuam disponibilidade para participar das atividades on-line e tenham acesso aos recursos necessários, como internet e aparelhos eletrônicos com conectividade, para acessar o conteúdo das aulas. É necessário dispor de, no mínimo, 8 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.

O curso é ofertado no formato remoto, via plataforma Moodle da UFU. As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de setembro.

Consulte o cronograma completo e demais informações napágina oficial do processo seletivo.

Tutores

Simultaneamente ao curso de formação, também está aberto oprocesso seletivo para a seleção de tutores para atuar no curso. No entanto, o prazo para inscrição é diferente e encerra no dia 2 de agosto.

Os requisitos para concorrer à vaga de tutor incluem: graduação em qualquer área, conhecimento e experiência em Libras, além de disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao curso.

A bolsa ofertada aos tutores aprovados será de R$ 765,00 mensais, com período de tutoria de três meses.

Consulte os critérios de seleção e classificação, bem como o cronograma completo, noedital do processo seletivo para tutores. Para mais informações dos dois processos seletivos, entre em contato por e-mail: educacaobilingueufu@gmail.com.

O curso é realizado pelo Instituto de Letras e Linguística (Ileel), com apoio da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).

Palavras-chave: curso Tutores surdos