Publicado em 25/09/2023 às 15:26 - Atualizado em 24/10/2023 às 11:04
Oportunidade de crescimento e experiências profissionais qualificadas, é o que viabiliza a Escola Técnica de Enfermagem Carlos Chagas (Etecc). Não reconheceu a instituição pelo nome? Estamos falando da Escola Técnica de Saúde (Estes), como é conhecida atualmente, projeto homologado no dia 17 de outubro de 1972, pelo secretário da Educação de Minas Gerais, Caio Benjamin Dias. Há 50 anos, a unidade tem como missão: "capacitar pessoas numa perspectiva cidadã e conectada às necessidades de profissionalização da sociedade”, é o que destaca o atual diretor da Estes, professor Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa.
A iniciativa surgiu com a proposta da antiga Fundação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (Femeciu), tendo como justificativa o potencial da Escola de Medicina e a carência de profissionais de enfermagem de nível médio. Com o passar do tempo, a Estes expandiu-se, agregou novos cursos e integrou-se à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no início dos anos 1980.
O nome atual, designado à unidade, foi recebido em 30 de setembro de 1991, quando passou a ser a Escola Técnica de Saúde (Estes), pela Resolução Nº 09/91 do Conselho Universitário da UFU, consolidando-se como formadora de profissionais na área de Saúde.
Atualmente, a Estes oferta cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada nos eixos Saúde, Ambiente e Segurança:
A Estes desenvolve atividades na área de Ensino, Extensão e Pesquisa, e ajuda a promover o desenvolvimento político, social e regional do Triângulo Mineiro. Com estrutura completa de laboratórios de ensino, a unidade conta com profissionais - professores e servidores técnicos - altamente qualificados que proporcionam um ensino de destaque na região.
Segundo Gebrim, “diversas parcerias vêm sendo estabelecidas nesses últimos anos, dando oportunidades para que os [nossos] estudantes vivenciem experiências em ambientes de trabalho”. Com o auxílio de parcerias externas, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o necessário para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Gebrim observa, também, que a Escola formou muitos egressos que agora ocupam cargos em laboratórios e clínicas da região, tanto no setor privado quanto no público.
O programa de formação profissional complementar da Escola Técnica de Saúde/UFU, aprovado na gestão atual, oferece bolsas de extensão para alunos dos quatro cursos da área da saúde, sendo eles: Análises Clínicas; Enfermagem; Prótese Dentária; e, Saúde Bucal, conforme descrito no quadro abaixo:
Programa de formação profissional complementar da Escola Técnica de Saúde/UFU
CURSO
AMBIENTE
Análises Clínicas
Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Clínicas HC-UFU/Ebserh.
Enfermagem
Centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas HC-UFU/Ebserh.
Prótese Dentária
Hospital Odontológico FOUFU e Laboratórios do Curso Técnico de Prótese Dentária.
Saúde Bucal
Hospital Odontológico FOUFU.
Para esses cursos, há também a oportunidade de estágio em ambientes conveniados:
Estágios e Visitas Técnicas
Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Clínicas HC-UFU/Ebserh; Laboratório de Análises Patológicas HC-UFU/Ebserh/; Laboratório Clínico. Veterinário do Hospital Veterinário da UFU; e, Fundação Hemominas.
Hospital de Clínicas HC-UFU/Ebserh.
Hospital FOUFU e Consultório Odontológico da Estes.
Vale destacar que a Estes conta ainda, com parcerias de laboratórios e clínicas particulares do município de Uberlândia (MG), na oferta de estágio para os alunos da Análises Clínicas e Enfermagem. "Essas parcerias criam oportunidades e condições de participações dos estudantes em setores dentro da própria UFU, bem como em empresas particulares”, afirma Gebrim. Ele diz que: “os [nossos] estudantes desenvolvem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.
Uma parte dos estudantes da instituição é composta por graduandos e graduados nas diversas áreas do conhecimento. Segundo Gebrim, eles [alunos] buscam na Escola o aperfeiçoamento das técnicas que os cursos da instituição oferecem, uma vez que estes têm uma alta carga horária prática. “Entregar para a comunidade um profissional altamente qualificado é gratificante. Os empregadores nos contam da eficiência desses profissionais. Nossos alunos estão nas Clínicas, Hospitais, Consultórios Odontológicos, Laboratórios de Uberlândia e Mesorregião”, destaca Gebrim.
A tarefa de buscar parcerias para a unidade fica sob responsabilidade dos coordenadores de curso, mas Gebrim comenta que a direção apoia e também auxilia na condução desse processo. O diretor comenta que há todo o cuidado de observar se o ambiente é adequado para o aluno e se oferece as condições necessárias para o aprendizado. “Esses ambientes precisam oferecer experiências necessárias para as competências profissionais que estão previstas no projeto pedagógico do curso”, enfatiza Gebrim.
Os objetivos da Estes estão pautados em: atuar por meio de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, com capacitação, aperfeiçoamento e atualização em todos os níveis de escolaridade, visando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social; educação profissional técnica de nível médio, para estudantes que tenham concluído o ensino médio; e, educação profissional concomitante ao ensino médio para estudantes acima de 18 anos e que não cursaram o ensino médio (Proeja).
Gebrim é pertinente em sua fala sobre a excelência da Estes e demonstra seu orgulho em fazer parte da equipe. “Uma escola que oferece o melhor ensino, com os melhores professores e laboratórios, um forte programa de estágio, um programa de Extensão e de Iniciação Científica - com bolsas, além de um Programa de Permanência e Êxito, também com bolsas de assistência Estudantil, nos coloca em destaque como a melhor escola de ensino técnico profissionalizante”, ressalta.
A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Palavras-chave: ESTES parcerias mercado profissional saúde #especialUFU45 #UFU45ANOS Etecc Escola Técnica de Saúde
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS