Extensão

Projeto Universidade Amiga da Pessoa Idosa promove atividades de plantio e conhecimento acerca de plantas medicinais

Agendado para este sábado (16/9), o 'Mutirão na Horta – Limpar, Plantar e Regar' também contará com sessão especial de cinema

Publicado em 14/09/2023 às 11:06 - Atualizado em 14/09/2023 às 18:47

Imagem: Divulgação / Unai-UFU

Aberto a toda a comunidade, o “Mutirão na Horta – Limpar, Plantar e Regar” é uma iniciativa da Horta Comunitária do Projeto Universidade Amiga da Pessoa Idosa (Unai) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento será realizado neste sábado (16/9), começando no Bloco 4B do Campus Umuarama, das 8h às 12h, com uma série de atividades ligadas ao conhecimento de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Durante o mutirão, será realizada a limpeza e o manejo dos canteiros, além do plantio de mudas, manutenção de compostagem de resíduos orgânicos e arrumação de ordem geral. Para estas tarefas, os organizadores aconselham o uso de roupas leves, boné ou chapéu, bem como protetor solar. Também é recomendado levar garrafa de água e luvas. Vale ressaltar, ainda, que, em caso de chuva forte, o evento poderá ser cancelado. "O projeto também precisa de doações de tintas e pincéis e solicita doações aos que puderem e forem participar do evento", comenta a professora Karina do Valle Marques, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), e coordenadora da Unai.

Além das atividades já descritas, também haverá uma sessão de cinema, o Cine Pipoca, no auditório do Bloco 2A. Confira, abaixo, a programação completa do "Mutirão na Horta – Limpar, Plantar e Regar”:

• 8h - Abertura;
  • 8h15 - Quebra Gelo;
  • 8h30 - Atividade comunitária na horta;
  • 9h30 - Exposição de Plantas medicinais e PANCs;
  • 11h30 - Almoço;
  • 13h - Cine Pipoca - auditório do bloco 2A;
  • 15h - Encerramento.

A horta comunitária envolve desde acadêmicos e docentes até escoteiros, idosos e aqueles que buscam conhecer mais acerca das plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais.

A Universidade Amiga da Pessoa Idosa é um projeto que nasceu em 2016 e tem como alguns de seus princípios estimular adultos mais velhos a participarem de atividades dentro da universidade e auxiliar no desenvolvimento profissional e pessoal na segunda metade da vida das pessoas, abrangendo também aqueles que buscam uma nova carreira.

Palavras-chave: mutirao Horta Unai