Reitor da UFU em encontro com o Papa: “Momento Especial”

Valder Steffen Júnior participou do encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenha com o Papa Francisco

Publicado em 22/09/2023 às 12:18 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:51

Valder Steffen Junior e o Papa Francisco mo encontro com reitores, em Roma

Durante os dias 20 e 21 de setembro, Roma se tornou o epicentro do debate acadêmico latino-americano e caribenho ao sediar o "Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança". O evento, que contou com a notável presença do Papa Francisco, buscou discutir desafios globais contemporâneos como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego, migração, tecnologia e tecnocracia.

Valder Steffen Junior, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), participou do evento e comentou a experiência com o líder da igreja católica: "Para cada reitor(a) que participou deste encontro, estar próximo do Papa Francisco foi um momento especial. Isso ocorreu após uma audiência em que ele ouviu nossas preocupações e, na sequência, discorreu sobre elas. E ele o fez de uma maneira simples, clara e perfeitamente contextualizada com o mundo e época em que vivemos. Neste sentido, pudemos perceber a importância de se organizar a esperança, particularmente no que se refere à juventude universitária."

O evento foi organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e promovido pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum). Dos aproximadamente 200 reitores e reitoras presentes, 41 eram representantes da delegação brasileira.

Papa Francisco, em Roma
Papa Francisco foi o grande destaque do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas

Temas globais em pauta

Além dos desafios globais mencionados, o encontro focou em temas transversais como democracia, crise ambiental e crise econômica e social. As discussões foram embasadas pelas encíclicas do Papa Francisco: "Laudato si’", que aborda problemas ambientais e propõe um paradigma de mudança; e "Fratelli tutti", que dá continuação ao tema com foco na fraternidade universal e desenvolvimento que promove a dignidade humana.

Este chamado, reforçado pela participação do Papa Francisco, visa incentivar as instituições acadêmicas a desempenhar um papel proativo no enfrentamento dos desafios contemporâneos, promovendo ações sustentáveis e solidárias.

O encontro deixa um legado e um convite à ação para as universidades latino-americanas e caribenhas, enfatizando a urgência em "organizar a esperança" para as gerações futuras.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: REITOR Papa Francisco Roma