Graduação

Curso de Jornalismo da UFU comemora 15 anos

Atividades de aniversário começam nesta quinta (19)

Publicado em 19/10/2023 às 08:58 - Atualizado em 20/10/2023 às 16:35

Primeiro dia de aula da primeira turma de Jornalismo da UFU, em 02/03/2009 (Foto: arquivo pessoal)

Quem fez esta conta? Perguntou Lucas Rocha, repórter da Veja Saúde, quando publiquei o convite para a comemoração de 15 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no grupo da primeira turma. “A gente saiu da UFU tem uns três anos”, brincou, postando o meme da Larissa Manoela envelhecida. Na verdade, tem tanto tempo que a gente saiu que o nosso grupo ainda é no Facebook. Eu, por exemplo, acabo de completar 10 anos de serviço público, no cargo de jornalista da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Há 15 anos foi criado o curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo, por meio do Plano de Expansão da UFU 2008-2012, articulado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni) do Ministério da Educação (MEC). Veio o vestibular e, em 2 de março de 2009, os primeiros três profissionais do curso – as professoras Adriana Omena e Mirna Tonus e o técnico Oscari Borges – e os alunos da primeira turma se conheceram no bloco 1G do Campus Santa Mônica.

A gente ama contar história (fofoqueiros, não: jornalistas!). Nossa trajetória está narrada em textos sobre a formatura da primeira turma, a mudança do curso de Comunicação Social para Jornalismo, o aniversário de dez anos… Na redação da Dirco, eu me divirto contando para os estagiários que a minha turma revelava fotografias analógicas no laboratório do Instituto de Artes e que o Senso Incomum era impresso. E me emociono contando quem foi Franklin Tannús, que dá nome ao Centro Acadêmico.

Um aniversário de 15 anos suscita uma memória romantizada: debutar. Como se pudéssemos nos apresentar à sociedade dizendo que estamos prontos para estrear. Acontece que todo ano a gente reestreia, porque descobre na prática que a nossa profissão muda muito. É com a reflexão sobre as transformações no jornalismo que vão começar as comemorações de debutante.

Nesta quinta-feira (19), o curso recebe a jornalista Karla Albuquerque, editora de Política do Jornal das 18h da GloboNews e cofundadora da @jornada.polis, para duas atividades: às 16h30, na sala 145 da Faculdade de Educação, a roda de conversa “Grandes coberturas e bastidores do jornalismo” e, às 19h, no auditório 5R-AB, a palestra “Transformações no Jornalismo: mercado de trabalho, vida real e inteligência artificial”, com mediação da professora Mirna Tonus, que também é jornalista, coordenadora do Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação e membro do JolA: Jornalismo e Inteligência Artificial. Todos estão convidados: o Jornalismo e o público.

Cartaz de divulgação da palestra Transformações no Jornalismo: mercado de trabalho, vida real e inteligência artificial

Palavras-chave: Jornalismo