Evento

Lei Elis: conheça a Semana de Conscientização da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

UFU promove evento sobre o tema nos dias 16, 17 e 18 de outubro

Publicado em 04/10/2023 às 15:44 - Atualizado em 16/10/2023 às 08:54

Nome da lei é uma homenagem à filha da primeira mulher de Uberlândia a conseguir na justiça o direito de doar o leite materno (Foto: Freepik)

A Semana de Conscientização da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil tem como objetivo disseminar informação e promover a sensibilização de estudantes, profissionais e sociedade em geral a respeito do luto gestacional, neonatal e infantil. Ela foi instituída oficialmente no calendário de Uberlândia por meio da Lei N° 13.496/2021 (Lei Elis) e terá um evento na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Casa Manacá e contará com três mesas redondas que acontecerão no Campus Umuarama, além de uma caminhada no Parque do Sabiá.

Folder colorido apresenta a programação do evento

Lei Elis e a Casa Manacá

Em 2021, a Câmara de Uberlândia aprovou a Lei Elis, proposta pela vereadora Cláudia Guerra (PDT). O nome é uma homenagem à filha de Natália Mundim Tôrres, professora no Instituto de Biologia da UFU. Ela foi a primeira mulher de Uberlândia a conseguir na justiça o direito de doar o leite materno, após a morte da filha recém-nascida.

“Em 2019, engravidei e, durante a gestação, recebi o diagnóstico de que minha filha, Elis, era portadora da Síndrome de Patau, uma condição extremamente grave que poderia levá-la à morte ainda na barriga ou pouco tempo depois de seu nascimento. Após essa triste experiência, descobri que existem diversos grupos de apoio ao luto pelo Brasil, mas que não existia nenhum em Uberlândia. Assim, resolvi criar um grupo na nossa cidade, chamado Casa Manacá”, relata Tôrres em seu texto enviado à seção Leia Cientistas do Comunica UFU.

O evento acontecerá no auditório do bloco 8C e haverá emissão de certificados. Acompanhe as ações do projeto pelo perfil no Instagram @casa.manaca.uberlandia.