Leia Cientistas

Medicina da UFU alerta sobre riscos da automedicação

Grupo escreve, na seção Leia Cientistas, sobre projeto de extensão fruto de pesquisa que analisou a automedicação por estudantes do ensino superior durante a pandemia

Publicado em 10/10/2023 às 14:22 - Atualizado em 11/10/2023 às 14:43

Imagem: Arquivo dos pesquisadores obtido por meio do Microsoft Office

O projeto “Riscos da automedicação pelos estudantes universitários” foi idealizado por estudantes do curso de graduação em Medicina em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade, sob a orientação dos professores Wallisen Hattori e Stefan Vilges de Oliveira do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU).

Durante a pandemia da covid-19 foi observado que o medo estimulou uma parcela da população a utilizar de medicamentos, muitos sem prescrição médica cuja eficácia não foi comprovada. Entre eles, os mais comuns que ouvimos falar foram a hidroxicloroquina, a ivermectina e os corticoides.

Fomos em busca de compreender melhor sobre o que leva estudantes universitários a realizar a automedicação. O nosso grupo realizou uma pesquisa científica que analisou as motivações, os riscos e as consequências dessa prática.

A partir de certos resultados dessa análise, aos quais tivemos acesso, vemos que mais da metade dos universitários realiza a automedicação, como comprova o artigo “Práticas e Atitudes de Automedicação durante a Pandemia de COVID-19 em Estudantes Universitários com Papel Intervencionista do Farmacêutico: uma Análise Regional”, da Revista Latino-Americana de Farmácia, lançado em 2021. É uma recomendação que sugere o quão alarmante é essa situação entre os estudantes e que a maioria, direta ou indiretamente, utiliza da prática de alguma forma. Assim, inspirados por pesquisas e resultados preocupantes como esses, nós resolvemos criar o projeto de extensão e levar informações sobre os pontos mais importantes que impactam sobre a qualidade de vida dos estudantes que fazem o uso da prática de automedicação.

Para as divulgações do projeto está sendo utilizado, como canal de comunicação, o perfil @lasfc_ufu no Instagram, onde postagens periódicas abordam o tema, dando destaque às informações sobre o consumo de medicamentos sem a orientação médica e os riscos. Utilizando desse recurso, temos estimulado um debate, com perguntas e respostas e enquetes que possibilitam a troca dialógica da equipe deste projeto com a comunidade estudantil.

Ficou interessado e gostaria de acompanhar as publicações? Siga as nossas postagens no Instagram da Liga: @lasfc_ufu . Comente, interaja e faça sugestões de tópicos relacionados a essa temática.

*Lucas Barbosa Silva é discente do curso de Medicina da UFU. E-mail: lucasuberaba23@gmail.com

Luíza de Freitas Rangel. Discente do curso de Medicina da UFU. E-mail: lulrangelf@gmail.com

Nattan Afonso Rodrigues Mariano dos Santos. Discente do curso de Medicina da UFU. E-mail: nattanarmariano@gmail.com

Nikolas Lisboa Coda Dias. Discente do curso de Medicina da UFU. E-mail: nikolaslisboa@gmail.com

Wallisen Tadashi Hattori. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFU. E-mail: wallhattori@gmail.com

Stefan Vilges de Oliveira. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFU. E-mail: stefan@ufu.br

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas Medicina medicamentos saúde mental psiquiatria covid19 UFUContraIOCorona