Divulgação Científica

Ministra Luciana Santos anuncia Programa Nacional de Popularização da Ciência

Anúncio foi feito durante o lançamento da iniciativa Saúde com Ciência, de combate à desinformação

Publicado em 26/10/2023 às 14:35 - Atualizado em 26/10/2023 às 14:38

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta terça-feira (24) o Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência) para desenvolver a cultura científica no país e estimular a utilização da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para inclusão e redução das desigualdades. Através de um conjunto de ações, o MCTI pretende despertar o interesse pela ciência, estimular a pesquisa desde a educação básica e contribuir para a promoção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pela população, ampliando as oportunidades de inclusão das parcelas mais vulneráveis.

“Anuncio ainda a criação do Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia, que tem a finalidade de propor ações e estratégias, fazer a articulação política e mobilizar diferentes setores do governo e da sociedade civil para alcançar os objetivos propostos”, destacou a ministra Luciana Santos.
O anúncio do POP Ciência foi feito pela ministra Luciana Santos durante o lançamento do programa Saúde com Ciência, uma iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A ministra Luciana Santos afirmou que o POP Ciência vai incluir a realização de uma olimpíada contra a desinformação, uma parceria do MCTI com universidades. “Vamos mobilizar 400 mil estudantes de Ensino Médio para o desenvolvimento de soluções nos contextos em que a desinformação e a circulação de notícias falsas crescem exponencialmente, promovendo o exercício da cidadania digital e inspirando a próxima geração de jovens a se tornarem agentes ativos na luta contra a desinformação”, disse Luciana.

Saúde com Ciência

Para a ministra Luciana Santos, o programa Saúde com Ciência é “uma vigorosa ação do Estado contra a desinformação”. Ao lançar o programa Saúde com Ciência, o governo dá uma demonstração inequívoca de valorização e confiança na ciência e de enfrentamento ao negacionismo e ao obscurantismo. Neste governo, as políticas públicas são baseadas em evidências científicas. Isso acontece no combate à fome; nas estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas; nos planos de transição energética e transformação digital”, defendeu.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou que uma mentira ou notícia falsa pode prejudicar toda a população. “Sabemos que a desinformação está em todas as áreas, mas quando se trata de saúde e de vacina, coloca em risco a vida de toda a população. Esta é uma ação de alta prioridade e essencial para existirmos como sociedade.”

Já o ministro Paulo Pimenta, da Secom, ressaltou o ineditismo da iniciativa. “Nenhum país adotou uma medida concreta e objetiva como esta que estamos lançando. Talvez aqui, hoje, a gente esteja construindo uma experiência inovadora. Estamos saindo do campo da discussão genérica da desinformação, da fake news, e estamos tratando um caso concreto”, avaliou.

Originalmente publicado no site do MCTI.

Palavras-chave: Divulgação Científica popularização da ciência