Ituiutaba

UFU lança curso de Mestrado Profissional em Educação Básica no Campus Pontal

Período de inscrições do primeiro processo seletivo fica aberto entre os dias 6 e 13 de novembro, com oferta de 20 vagas

Publicado em 25/10/2023 às 10:08 - Atualizado em 14/11/2023 às 10:12

Programa de Pós-Graduação em Educação Básica realiza seu primeiro processo seletivo. (Foto: Márcio Gamma)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abre 20 vagas para o Mestrado Profissional em Educação Básica, que será ofertado na cidade de Ituiutaba. O período de inscrições está aberto e vai de 6 a 13 de novembro.

Esta é a primeira oferta de ingresso do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO). As linhas de pesquisa disponíveis são: "Fundamentos, política e gestão da educação" e "Formação de professores e práticas educativas".

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma on-line, no Portal de Seleção. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Para aqueles que desejam solicitar a isenção dessa taxa, o período para fazer o pedido vai de 6 a 8 de novembro. Os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados no dia 9 de novembro de 2023.

Vagas

A distribuição das vagas para o Mestrado Profissional em Educação Básica da UFU está organizada da seguinte maneira: 12 vagas destinadas à ampla concorrência; 4 vagas reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas; 2 vagas para pessoas com deficiência; e 2 vagas para indivíduos sob políticas humanitárias no Brasil.

Requisitos e processo de seleção

Podem se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração reconhecidos pelo MEC, assim como profissionais portadores de diploma universitário de duração plena em outras áreas. É necessário apresentar certificados de proficiência em Inglês, Francês ou Espanhol.

A seleção constará de duas etapas: prova escrita e análise de currículo. Confira as principais datas de cada fase.

• Prova escrita (eliminatória/classificatória): prova dissertativa de conhecimentos específicos da linha de pesquisa escolhida, que será realizada em 10 de dezembro de 2023, às 10h, na UFU - Ituiutaba (Campus Pontal). O resultado será divulgado em 22 de janeiro de 2024;
  • Análise do currículo (classificatória) dos candidatos classificados na primeira etapa. A divulgação dos resultados desta fase está prevista para 30 de janeiro de 2024.

Para conferir o cronograma completo, inclusive com datas de recursos, os candidatos podem acessar o edital do processo seletivo.

Dúvidas e demais informações podem ser esclarecidas via e-mail: secppgpedu@pontal.ufu.br.

Palavras-chave: mestrado profissional Educação básica Ituiutaba