Publicado em 19/11/2024 às 11:49 - Atualizado em 19/11/2024 às 15:10
A Fundação Banco do Brasil divulgou, nesta semana, a lista de tecnologias sociais certificadas na 12ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Ao todo, são 765 iniciativas reconhecidas, que fazem parte do acervo da plataforma “Transforma!”. Dentre elas, um projeto adotado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está presente: o “Diário de Ideias: Inovação e Criatividade na Educação”, da professora Luciana Soares Muniz, implementado na Escola de Educação Básica (Eseba/UFU).
O Diário de Ideias é um espaço onde cada criança pode expressar suas experiências, criar histórias e desenvolver a escrita e leitura de forma divertida e criativa. O projeto, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), visa incentivar os alunos a usarem sua imaginação e escreverem sobre o que vivem, pensam e sentem, promovendo o protagonismo e o prazer pela aprendizagem, tornando-os autores de sua própria jornada. A metodologia é utilizada desde 2018 em salas de aulas dos anos iniciais da educação básica.
Na página do projeto na Fundação BB, Muniz relata que observou formas criativas em que leitura e escrita estavam presente na vida dos estudantes: “Percebemos que os estudantes, em momentos espontâneos, utilizavam pedaços de papéis que recolhiam do lixo ou do chão da sala de aula, para criarem dobraduras, histórias e outros registros. As crianças guardavam essas produções dentro da mochila e não eram contempladas pelos professores nas aulas.”
O projeto já foi premiado antes, quando foi vencedor do 11º Prêmio Professores do Brasil, em 2018, na categoria “Ciclo de Alfabetização”, e também ao ser condecorado com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Ao conseguir o certificado em 2024, a professora apontou que isso “representa uma conquista que valoriza o incrível alcance que a metodologia ‘Diário de Ideias’ tem na vida de estudantes, docentes, familiares e demais membros da educação básica”.
Sobre o Diário de Ideias
Atingindo mais de 9 mil alunos e 600 professores, a metodologia do Diário de Ideias é fruto da tese de doutorado de Luciana Soares Muniz para a Universidade de Brasília (UnB), defendida em 2015. “O alcance da metodologia está relacionado aos convites de professores, gestores e equipes das Secretarias de Educação, para implementarem a metodologia nas escolas, tendo em vista o papel protagonista dos docentes e estudantes em todo o processo de vivenciar a metodologia”, aponta Muniz.
De acordo com o website do projeto, três palavras o definem: "experienciar", "registrar" e "compartilhar" - envolvendo o processo de ensino e aprendizado de leitura e escrita, com destaque para a criatividade, autoria e criatividade dos estudantes. Suas bases teóricas também envolvem conceitos de Paulo Freire, González Rey, Jorge Larrosa, dentre outros, além de investigações próprias no campo da aprendizagem criativa da leitura e da escrita.
“Acreditamos que é por meio da educação que impactamos o mundo, e por isso a opção por atuar como professora, engajada em fazer a diferença na vida dos estudantes, e temos o compromisso social de contribuir para a erradicação das taxas de analfabetismo do Brasil”, sublinha a professora da Eseba/UFU, em outro trecho constante na página do “Transforma!”.
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Palavras-chave: diário de ideias fundação bb Eseba Educação básica ensino PROEXC
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