Por: Ítana Santos
Publicado em 26/03/2025 às 10:33 - Atualizado em
27/03/2025 às
10:12
Dona secretária de Educação Básica,
Eu sempre fui muito criativo, mas não tinha como expressar a minha imaginação. Esse Diário de Ideias mudou tudo isso. Meu primeiro diário foi no primeiro ano, lá na pandemia. Só que ainda não sabia o quanto esse caderno, com folhas coloridas, ia mudar a minha vida. No terceiro ano, eu tive a honra de ser aluno da professora Luciana, que me ensinou muito e me fez ver o diário com outros olhos. Esse projeto mudou meu jeito de pensar e me deu a vontade de compartilhar o “Diário de Ideias” com todas as crianças e me incentivar a fazer muitas pesquisas, como a minha pesquisa sobre os planetas. Eu tive a curiosidade de estudar sobre o assunto e tive um resultado muito positivo, aumentando o meu conhecimento e podendo compartilhar com os meus amigos. Meu desejo é que esse projeto possa chegar para outras crianças de todo o Brasil.
Ass.: Guilherme Sousa Spirandelli
A carta acima não é fictícia. De fato, Guilherme Spirandelli, estudante do 6º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), escreveu este recado e o enviou à secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. A correspondência foi entregue pessoalmente pela coordenadora do Programa Institucional Diário de Ideias e da Divisão de Educação Básica e Profissional (DIEBP/UFU), Luciana Muniz, em um encontro que aconteceu em Brasília, no último dia 18 de março, terça-feira. A ocasião tinha como pauta central a apresentação do projeto “Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação como possibilidade de ampliação da formação de professores(as) e inserção como política pública nacional”.
Também participaram da reunião: o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal (Separ), Gilmar Machado; a diretora de Formação da Secretaria de Educação Básica, Rita Esther Ferreira; a diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), Maria Andréa Angelotti; a pedagoga da DIEBP/UFU Mônica de Faria e Silva; e a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Albertina Mitjáns Martínez.
Recentemente, o programa publicou um livro que é fruto das ações de trabalho em colaboração com o grupo de pesquisa “Criatividade, aprendizagem e subjetividade” (Gepecas/CNPq). Mais especificamente, de acordo com a professora Luciana Muniz, a obra originou-se das reflexões e experiências vividas no III Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na Educação Básica, que aconteceu em junho de 2024. O material apresenta as experiências de implementação da "Metodologia Diário de Ideias”, desenvolvida por ela, e os impactos pedagógicos que esse método, fundamentado no tripé “experienciar, registrar, e compartilhar”, teve em contexto ecológico.
O livro está disponível em formato PDF para download gratuito no site da Editora CRV. Além da coordenadora do Programa Diário de Ideias, também participaram da organização da obra os docentes da Eseba/UFU Vaneide Corrêa Dornellas e Johnatan Augusto da Costa Alves e a professora Juliene Madureira Ferreira, que é da Universidade de Tampere (Finlândia). O exemplar traz um material empírico, teórico e reflexivo que destaca os princípios do “Diário de Ideias” e a forma como essa abordagem tem contribuído significativamente para favorecer a expressão da criatividade na aprendizagem e no ensino nos diferentes níveis, abarcando a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão no cotidiano escolar.
Luciana Muniz comenta como o livro pode ajudar outros grupos educacionais no país. “Ele contribui para o campo da educação, ao trazer reflexões e ideias sobre a potencialidade do Diário de Ideias como uma concepção de educação, que tem impactado, por meio de pesquisas e formação de professores(as), mais de 9.000 estudantes e mais de 700 docentes da educação básica. Poderá contribuir com o currículo das universidades, dos cursos de licenciaturas, trazendo para os estudantes de graduação, a oportunidade de vivenciar uma metodologia inovadora e criativa no campo da educação”, afirma a coordenadora.
Seguindo o desejo manifestado na carta do pequeno Guilherme Spirandelli - de que o projeto chegasse a outras crianças do Brasil - e a missão do Diário de Ideias, também na terça-feira, 18, em Brasília, a equipe do programa presenteou o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cesas) com materiais já produzidos pelo programa, entre eles a colcha de retalhos, o kit “Baú do Tesouro” e os "Caderninhos Diário de Ideias”. A visita técnica aconteceu a convite da professora do Cesas Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio e da equipe gestora da referida escola, para acompanhamento das ações com o Diário de Ideias já realizadas ali desde 2024 e apresentação de estudantes que vivenciam a metodologia.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Educação básica Eseba Diário de Ideiais