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Educação

Aberta oficialmente a segunda edição do Cecampe Sudeste UFU

Evento contou com a mesa-redonda 'As políticas públicas educacionais e atuação do Cecampe: PDDE em debate'

Publicado em 17/04/2024 às 11:08 - Atualizado em 29/04/2024 às 08:45

Equipe do Cecampe Sudeste UFU. (Foto: Milton Santos)

“Nós somos o único Cecampe que não está numa capital, mas construímos colaborativamente com o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] uma proposta de atuação de assistência técnica, pedagógica e de diagnóstico de aplicação de recursos desse programa”, enfatizou o coordenador institucional do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste – Universidade Federal de Uberlândia (Cecampe Sudeste UFU), Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, na fala de abertura do lançamento da 2ª edição do programa, na Sala de Reuniões dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

O evento aconteceu no último dia 9 de abril e foi sucedido pela inauguração do espaço de curadoria, o Cecampe Sudeste Atende. Além das atividades presenciais, também foi possível que o público participasse de forma remota, acompanhando a transmissão ao vivo, pelo canal do Cecampe Sudeste UFU no YouTube.

Participaram da solenidade o reitor da UFU, Valder Steffen Junior; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira; a coordenadora-geral de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Janaina Ferreira; o coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Evandro Costa de Medeiros; a coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, Raquel Pereira; a diretora executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Suely Duque Rodarte; o diretor da Diretoria Pedagógica e representante da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Marcel Martins; a secretária de Educação de Uberlândia, Tania Maria de Souza Toledo; o procurador da República, Onésio Soares Amaral; o coordenador institucional do Cecampe Sudeste UFU, Cairo Mohamad Ibrahim Katrib; e a coordenadora-geral do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escola (Cecate) UFU, Renata Carmo de Oliveira. 

Convidados da mesa de abertura
Convidados da mesa de abertura da 2ª edição do Cecampe Sudeste UFU. (Foto: Milton Santos)

O tema central da mesa de abertura era a discussão sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que, de acordo com Katrib, é o programa de maior efeito positivo de repasse financeiro, porque chega diretamente às escolas. Além disso, ele também afirmou que é, por meio do PDDE, que há o incentivo ao exercício da concretização da gestão democrática e colaborativa na escola.  

As palavras do coordenador institucional do Cecampe Sudeste UFU vão ao encontro da fala da secretária de Educação de Uberlândia, Tânia Toledo. “A aplicação aprimorada dos recursos do PDDE tem viabilizado o atendimento célere das demandas [das escolas de educação básica], reverenciando os princípios que são amplamente reforçados nas formações: a gestão democrática, a equidade e educação social etnicamente referenciada”, completou a secretária, que também agradeceu a parceria da UFU com o Município. 

Os Cecampes desempenham atividades de apoio técnico e diagnóstico, com o objetivo de auxiliar estados, municípios e escolas na melhoria da implementação e desempenho do PDDE e suas ações integradas. Nesta segunda edição do Cecampe Sudeste UFU, o foco será na adesão, execução e prestação de contas das escolas públicas, incluindo as que atuam na educação do campo, quilombola e indígena.  

A diretora da Undime-MG, Suely Rodarte, enfatizou a eficácia da primeira edição dos trabalhos do grupo, bem como a importância do foco dessa segunda edição. “Quero reconhecer a eficácia da primeira edição, que levou às escolas, primeiro, a importância da gestão democrática e de que a escola também é um ambiente que tem que ser gerido com a democracia; o cumprimento e a importância de que vocês se preocuparam não apenas com a adesão, mas essencialmente com a execução do programa, porque, se tivermos o dinheiro na mão e a execução for falha, nós não vamos a lugar nenhum. É um desperdício do dinheiro público. [...] Então, daí a importância do monitoramento que esse dinheiro público teve para chegar a esse alcance do seu objetivo”, afirmou a diretora, ressaltando a importância de levar o conhecimento do orçamento aos grupos que compõem a base das escolas.

Reitor da UFU, Valder Steffen Junior, sentado e falando com o microfone na mão
Reitor Valter Steffen Junior proferiu as falas de abertura e encerramento da mesa. (Foto: Milton Santos)

Para encerrar as falas da mesa, Valder Steffen Junior reiterou ao público presente e aos que estavam acompanhando o evento pela internet sobre um pedido que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez no primeiro encontro com os reitores e reitoras das universidades federais, ao assumir o governo. Na ocasião, Lula pediu para que as universidades ajudem as escolas públicas.  

De acordo com o reitor da UFU, ele entende que a solicitação é para que as universidades federais tenham uma presença cada vez mais ativa, não apenas na formação de professores e professoras, mas uma presença nas escolas, construindo programas em conjunto, apoiando as crianças e jovens, incentivando-as e encorajando-as. “A Universidade Federal de Uberlândia tem procurado fazer isso. Além do Cecampe, do Cecate [Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar], Residência Pedagógica, Pibid [Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência], nós temos vários programas em que buscamos trazer os estudantes para a universidade para conversar com os nossos alunos, identificar laboratórios com os quais eventualmente eles possam ter alguma afinidade, de tal forma que a UFU tem cumprido o seu papel como universidade pública, democrática, de qualidade e socialmente referenciada”, finalizou Steffen Junior.  

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Palavras-chave: Cecampe Sudeste PDDE FNDE Educação básica

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