Solidariedade e empatia

Ação do ‘Diário de Ideias’ leva acolhimento e esperança a crianças gaúchas

Parceria entre Eseba, Adufu e FAU prepara mil unidades de ‘Kits Diário de Ideias’ para encaminhamento às pequenas vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul

Publicado em 27/05/2024 às 16:10 - Atualizado em 07/06/2024 às 09:05

Alunos da Eseba e de outras escolas de ensino básico e infantil de Uberlândia escreveram cartas para crianças afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. (Foto: divulgação)

Para a psicologia, a infância é uma fase de extrema importância no desenvolvimento da mente humana. É nela que importantes estruturas do sistema nervoso são formadas; e muito do que acontece nessa etapa da vida se torna parte intrínseca de quem somos enquanto seres humanos. O relatório Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil, elaborado em 2022 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostra uma maior fragilidade de crianças e adolescentes perante as tragédias socioambientais experienciadas, devido à maior vulnerabilidade dessa parte da população.

Não é difícil imaginar que, diante de desastres climáticos, como as chuvas catastróficas recém-ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, o aspecto psicológico das vidas de milhares de crianças está sendo profundamente afetado. É em meio a toda essa situação desoladora que, em muitas partes do país, surgem projetos solidários, que buscam acolher e confortar aqueles que mais necessitam.

Na cidade de Uberlândia (MG), não é diferente. O Programa Institucional Diário de Ideias, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), organizou uma ação de escrita de cartas para serem enviadas a crianças afetadas pela tragédia socioclimática do Sul do país.

A professora Luciana Soares Muniz, da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU), destaca que a ideia por trás da iniciativa é acolher e cuidar das crianças. As cartas foram redigidas por alunos da Eseba, da Escola Municipal Professora Maria Leonora Freitas Barbosa e da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) do bairro Luizote de Freitas, com o auxílio de professores, e deverão ser enviadas para abrigos gaúchos que estão recebendo crianças de idades entre 4 e 11 anos.

Além dos envelopes com essas cartas, os mil kits que estão sendo montados - com apoio da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu-SS) e da Fundação de Apoio Universitário (FAU) - também vão conter: Diário de Ideias; lápis de escrever; borracha; apontador; jogo da memória; e lápis de cor. "Esses materiais podem possibilitar às crianças a liberdade de expressão pela escrita, colagem, pintura, desenhos e tantas outras formas de expressões, incentivando a criatividade e contribuindo para o bem-estar de crianças em situação de vulnerabilidade socioambiental. Com o Diário de Ideias, elas podem vivenciar o experienciar, o registrar e o compartilhar de ideias, sentimentos, histórias e muito mais! Os kits estão sendo organizados para envio ainda nesta semana", informa Muniz.

Palavras-chave: Rio Grande do Sul Eseba Diário de Ideiais