Pular para o conteúdo principal
Educação Básica

Eseba é destaque da Feira Ciência Viva com premiação em dez das 11 categorias

Colégio de Aplicação da UFU foi a escola que mais esteve em pódios do evento científico entre todas as concorrentes, públicas e particulares

Publicado em 29/11/2024 às 13:05 - Atualizado em 02/12/2024 às 10:27

No total, os estudantes da Eseba/UFU conseguiram seis medalhas de ouro e duas de prata e bronze (Foto: Arquivo Pessoal)

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) foi o colégio com maior participação na premiação da 29ª edição da Feira Ciência Viva. Durante a premiação, no dia 14/11, a Eseba marcou presença no pódio em dez das 11 categorias do evento, que teve a participação de escolas públicas e particulares de educação básica da região.

A feira aconteceu nos dias 12 e 13/11, no bolo 5R, do campus Santa Mônica, e foi organizada pelo Museu de Ciência e Arte (Museu Dica/UFU). O evento científico foi aberto ao público e reuniu trabalhos científicos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas inscritas.

 

Trabalhos em evidência

.
A Eseba/UFU conseguiu dois ouros e uma prata na categoria “Ensino Fundamental l” (Foto: Milton Santos)

Com mais de 20 trabalhos inscritos na feira, e estando no pódio de todas as categorias em que concorreu, o Colégio de Aplicação da UFU se torna uma referência em produção científica na educação básica de Uberlândia. A assessora pedagógica da Eseba/UFU, Aline Carrijo, explica que a iniciação científica é trabalhada desde os primeiros anos de ensino no colégio, com o incentivo à curiosidade e à pesquisa. “No segundo ciclo, os professores continuam estimulando a pesquisa ativa, trazendo projetos e discussões em sala de aula para que os alunos busquem respostas inovadoras e se atentem às questões que estão em urgência no mundo”.

De acordo com a assessora pedagógica, as feiras científicas são momentos riquíssimos que promovem não só a divulgação da ciência, mas também a possibilidade de amadurecimento do pesquisador, que dialoga com seus pares sobre os temas pesquisados e metodologias. “Os prêmios são a cereja do bolo, a gente reconhece que o objetivo real do Ciência Viva é o estímulo à ciência e à divulgação científica”, conclui a professora. 

Na tabela abaixo estão todos os trabalhos, estudantes, professores orientadores e resultados alcançados pela Eseba.





 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

Palavras-chave: Educação Básica UFU Eseba Premiação Ciência

A11y