Estudantes da UFU foram semifinalistas de evento mundial, disputado na Europa

Representante do Brasil em competição na Holanda, equipe uberlandense ficou entre as 16 melhores da 'Enactus World Cup'

Publicado em 22/11/2023 às 11:17 - Atualizado em 04/12/2023 às 08:36

Foto: Arquivo / Enactus Brasil

Sediada na Holanda, a Enactus World Cup (EWC) deste ano trouxe o Brasil e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como destaque. O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro e consistiu no campeonato internacional do Enacuts, projeto mundial que incentiva o empreendedorismo social por parte de estudantes universitários. O time Enactus UFU, que já havia conquistado o primeiro lugar no Campeonato Nacional (Eneb), ficou entre os 16 melhores do mundo, tendo avançado até a fase semifinal do evento na Europa.

Conselheira do time e professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), Márcia Freire de Oliveira acompanhou os alunos na viagem. Ela afirma que a competição foi um momento desafiador e de superação da equipe, visto que, além de ser uma experiência totalmente nova em um país estrangeiro, os estudantes também tiveram que fazer suas apresentações em Inglês.

Além disso, para ela, a troca de experiências com outros times internacionais foi “muito rica e de extrema importância". "Eu entendo também que foi de muita valia para a UFU. É uma forma de coroar uma trajetória muito importante da Enactus”, completa a professora, a respeito da colocação do time no cenário mundial.

Beatriz Kiehn e Vitória Coutinho são duas estudantes que fazem parte do time Enactus UFU e marcaram presença na EWC. Uma oportunidade que Coutinho descreve como notável e única: “Foi muito enriquecedor para nós. Fizemos a apresentação na semifinal e foi ótimo receber o feedback dos jurados internacionais. Para a equipe, isso significa um momento de superação, já que a UFU nunca havia ganhado o Nacional; imagine ir para o exterior!” Ao que Kiehn, por sua vez, acrescenta: "Toda essa experiência é um incentivo para continuar com nosso trabalho, aumentando nosso impacto e alcançando cada vez mais pessoas.”

Estudantes no palco, durante apresentação do projeto
Apesar de não ter se classificado às finais, o time se sente grato pela oportunidade de representar o país na Holanda. Foto: (Arquivo / Equipe Enactus)

O Enactus UFU foi fundado em 2015 e, atualmente, é composto por universitários de 15 cursos que se reúnem semanalmente. No total, o programa conta com 35 membros ativos, além de dois professores conselheiros e três representantes da comunidade. Ao lado da conselheira, Kaio Mendes Sardinha, estudante de Biomedicina, é o presidente do time.

Sobre a Enactus

A Enactus completa 25 anos de atuação no Brasil, está presente em 33 países e engaja estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social. Criado em 1998, o projeto reúne grandes empresas do país, alunos e professores. Neste período, já incentivou mais de 3 mil estudantes em 127 times, nos quais eles se reúnem para desenvolver projetos de negócios economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos com as comunidades locais e alinhados com a Agenda 2030, colocando em prática o desenvolvimento sustentável e gerando impacto positivo.

A Rede Enactus tem como proposta transformar estudantes em empreendedores sociais, por meio de uma plataforma de potencialização de lideranças, para criarem projetos de desenvolvimento comunitário. Estes são guiados por pilares econômicos, ambientais e sociais, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e impactando positivamente as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Enactus 2023 final empreendedorismo social