CNPq divulga resultado preliminar para Bolsa de Produtividade em Pesquisa

UFU tem 30 pesquisadores contemplados

Publicado em 27/12/2023 às 12:56 - Atualizado em 29/12/2023 às 13:48

Divulgação do resultado final está prevista para fevereiro de 2024. (Imagem: Reprodução / página do CNPq)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou, no fim de dezembro, o resultado preliminar Chamada CNPq nº 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Produtividade em Pesquisa Sênior, lançada em junho de 2023.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve 30 pesquisadores contemplados, todos na modalidade Produtividade em Pesquisa, que é destinada aos pesquisadores que se destacaram entre seus pares, valorizando sua produção científica, conforme as regras da seleção.

Conforme consta no edital, a duração da bolsa Produtividade em Pesquisa é dividida conforme cada categoria/nível: 1A é de até 60 meses; 1B, 1C e 1D, de até 48 meses; e da categoria 2, de até 36 (trinta e seis) meses. Os valores das bolsas variam de acordo com o nível (de R$ 1.100,00 a 1.500,00).

Os pesquisadores também recebem um valor denominado Adicional de Bancada, também de acordo com o nível da bolsa. Esse valor varia de R$ 1.000,00 a R$ 1.560,00 e poderá ser usado exclusivamente, em despesas relacionadas ao projeto de pesquisa ou dele decorrentes (como participação em conferências e viagens a campo e aquisição de insumos).

Dos 30 contemplados na UFU, 21 são de nível E (categoria 2), 5 de nível 1D, 3 de 1C e um do nível 1A. A lista, no entanto, pode sofrer alteração até a divulgação do resultado final, prevista para fevereiro de 2024.

O objetivo da chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Palavras-chave: edital CNPq resultado chamada produtividade pesquisa Ciência