Grupo de pesquisa da UFU recebe seis prêmios em 2023

Bionut desenvolve pesquisas para diagnóstico e controle do câncer

Publicado em 19/12/2023 às 12:14 - Atualizado em 22/12/2023 às 15:54

Além da visibilidade, as premiações possibilitam diversos benefícios para o grupo Bionut. (Foto: Milton Santos)

O grupo de pesquisa em Biologia Molecular e Nutrição (Bionut) da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem muito o que comemorar. Nesse ano, o grupo recebeu seis prêmios relacionados às pesquisas desenvolvidas. Coordenado pela docente Yara Cristina de Paiva Maia, Curso de Nutrição, Famed/UFU, o grupo investiga há mais de dez anos os impactos nutricionais, dietéticos, genéticos e bioquímicos vinculados ao câncer, em especial o câncer de mama que, hoje, representa a maior causa de morte pela doença na população feminina no país, ocupando 16,3% da totalidade.

Uma das pesquisas premiadas, contempla a criação de plataformas biotecnológicas para a biópsia líquida do câncer de mama, a qual recebeu o primeiro lugar na edição 2023 do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle de Câncer, destinado a setores desenvolvedores de ações para promoção da saúde, prevenção ao câncer, melhorias na experiência do paciente oncológico e controle da doença no Brasil.

Foto colorida com mulher de cabelos escuros recebendo prêmio de homem grisalho.
Prêmio Marcos Moraes na categoria Iniciativa para o Controle do Câncer entregue por Dr. Paulo Niemeyer Soares Filho, presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer. (Foto: Divulgação/Fundação do Câncer))

“O estudo começou na iniciação científica da minha aluna, Alinne Tatiane Faria Silva, em 2012, com a avaliação de biomarcadores para o câncer de mama. [...] Hoje temos um método para o diagnóstico e monitoramento do tratamento de pacientes com câncer de mama, baseados na presença ou ausência das proteínas que encontramos, [...] as quais ainda se encontram em fase de validação", relata Maia. A importância do prêmio para o grupo, além do reconhecimento, vem com a grande visibilidade nacional que a premiação possui, valorizando a ciência e ações inovadoras no país.

Outro destaque foi a tese de doutorado de Alinne Tatiane Faria Silva, ganhadora, em 2023, de duas premiações: como melhor tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB 2022) e na II Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, na categoria teses área de concentração Ciências da Vida. Para Maia, esses prêmios reconhecem “a qualidade acadêmica, impacto social e estimulam outros pesquisadores”.

Print colorido de tela com seis pessoas divididas por barras.
A tese de Alinne Silva foi destaque em duas premiações. (Foto: Arquivo pessoal/Yara Maia)

A pesquisadora Letícia Lopes Dantas Santos, discente do PPGGB, apresentou o trabalho intitulado "Revolutionizing Breast Cancer Patients Management: Analysis of R-SH Quantification Unveils Redox Imbalance Signatures in Advanced Metastatic Breast Cancer", e recebeu o Travel Award, na 30ª Conferência Anual da Society for Redox Biology and Medicine (SfRBM) e 21º Congresso Bienal da Society for Free Radical Research International (SFRRI), realizado em Punta del Este, Uruguai. O reconhecimento foi recebido de forma especial: durante o banquete de encerramento do evento. De acordo com Maia, “a excelência do trabalho desenvolvido como uma pesquisa de ponta em aplicações para pesquisa básica e translacional é um incentivo aos alunos reconhecidos internacionalmente”.

Foto colorida com jovem mulher sorrindo, cabelos longos e loiros, exibindo premiação.
Letícia Santos recebendo o Travel Award em Punta Del Este, Uruguai. (Foto: Arquivo pessoal/Yara Maia)

O grupo também teve participação premiada na 7th Cancer Cachexia Conference em Edimburgo, Escócia. A pesquisadora Bruna Maria Malagoli Rocha apresentou o trabalho “Exploring the relationship between MUST and PG-SGA with cachexia and survival of advanced cancer patients: A Comprehensive Analysis” e recebeu por ele o Travel Award. No mesmo evento,  Ana Beatriz Martins, bolsista de Iniciação Científica, recebeu premiação pelo trabalho “Are low hand grip strength and body mass index associated with poorer survival in patients with advanced cancer?”

Foto colorida com seis pessoas de pé, exibindo premiações.
Prêmios recebidos na Escócia pelas mãos de Teresa A. Zimmers, Presidente da Cancer Cachexia Society. (Foto: Arquivo pessoal/Yara Maia)

O reconhecimento dos trabalhos realizados pelo grupo, conforme relata Yara Maia, foram recebidos com ânimo, uma vez que “o maior objetivo da equipe nunca esteve concentrado no resultado final e sim no processo”. Para o grupo de pesquisa, as premiações, nacionais e internacionais, possibilitam diversos benefícios, pois, além do aumento da visibilidade para o Bionut, refletem a qualidade dos estudos desenvolvidos e servem de incentivo para novos pesquisadores.

Palavras-chave: #Ciência Reconhecimento Divulgação Científica