Cenário

Pensando a Extensão

Pró-reitores de todo o país se reúnem para discutir 'Caminhos para Consolidação da Extensão'

Publicado em 14/12/2023 às 15:03 - Atualizado em 21/12/2023 às 11:50

Representante da UFU, Hélder Eterno da Silveira é o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex). (Foto: Carlos Siqueira - Secom/UFG)

Realizado no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 12 e 14 de dezembro, o 52º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Cerca de 200 pessoas de universidades de todo o Brasil participaram do evento, que, nesta edição, teve como tema "Caminhos para consolidação da extensão no Brasil: reflexões e proposições".

A mesa de abertura do encontro contou com as participações: do vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior - que participou de forma on-line; do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), Hélder Eterno da Silveira; da pró-reitora de Extensão da UFG, Luana Ribeiro; e da representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Juliene Rezende.

Imagem de Hélder Eterno da Silveira segurando o microfone com a mão direita e gesticulando com a esquerda, enquanto discursa
'Extensão, aliada ao ensino e à pesquisa, transformam as instituições' - Hélder Eterno. (Foto: Carlos Siqueira - Secom/UFG)

O presidente do Forproex ressaltou, em sua fala, que a extensão, aliada ao ensino e à pesquisa, transformam as instituições e colaboram para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Silveira afirmou que "a democratização das instituições de ensino superior alcança outro patamar de qualidade e importância, pela execução da extensão".

Neste encontro, gestores da extensão de 142 Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (IPES) se dividiram em Grupos de Trabalho para sugerirem propostas nas diversas áreas: extensão e divulgação científica; proposição de programas interministeriais para execução da extensão; extensão na pós-graduação, entre outros.

O evento foi marcado pela defesa da extensão na qualidade da educação superior pública, popular, gratuita e inclusiva, democrática e socialmente referenciada. Em suas palavras durante a abertura, Steffen Junior reiterou a importância da extensão e disse que nunca antes se discutiu e se fez tanta extensão no Brasil. O reitor da UFU destacou a área, ainda, como necessária para o desenvolvimento social sustentável da nação, reforçando que a Andifes valoriza a extensão e reconhece os avanços e as mudanças das nossas universidades, por meio da extensão.

O Forproex é a entidade responsável pela articulação das instituições públicas e pela elaboração e condução da política de extensão do país. São componentes do fórum universidades públicas federais, municipais e estaduais; além dos institutos federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Palavras-chave: extensão Forproex 2023