Pós-graduação

Inscrições prorrogadas para o mestrado profissional em Saúde da Família; prazo aberto até 19 de março

Etapas da seleção do ProfSaúde serão realizadas em Uberlândia

Publicado em 26/01/2024 às 12:25 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:53

O cronograma do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (ProfSaúde) foi alterado. Agora os candidatos têm até o dia 19 de março para fazer a inscrição.

A avaliação de conhecimentos está agendada para o dia 15 de abril. Já a prova oral será realizada em 10 de junho. Os exames ocorrerão nas cidades que sediam as instituições participantes, incluindo Uberlândia.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, enviando o Formulário de Inscrição preenchido e assinado, juntamente com a documentação exigida no item 6.10 do edital, em formato PDF, para o e-mail ppgsaf@famed.ufu.br.

O assunto do e-mail deve conter o número do edital e o nome completo do(a) candidato(a), conforme o formato: “Edital nº 01/2023 – Nome candidato(a)”. A documentação comprobatória deve ser enviada seguindo a ordem do Roteiro para a Análise de Currículo (anexo VI).

Quem pode participar

No total, são oferecidas 500 vagas, das quais 10 (dez) são direcionadas para a UFU. Metade destas vagas são específicas para médicos atuantes no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores(as) do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) em 2023.

Podem participar graduados em Saúde Coletiva e profissionais, com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em áreas relacionadas diretamente à saúde, tais como: assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Também podem participar profissionais da saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e em serviços com relação direta e constante com esse setor.

Processo de seleção

A seleção inclui prova de conhecimentos, análise de currículo e proposta preliminar de trabalho, seguida de uma prova oral.

A duração do ProfSaúde varia de 18 a 24 meses, com carga horária total de 975 horas.

Conheça o ProfSaúde

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o programa é oferecido por meio de uma rede colaborativa, sob a liderança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo central é suprir a demanda por profissionais qualificados em áreas relacionadas à Atenção Primária em Saúde e Gestão em Saúde.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) integra o grupo das 45 instituições públicas de ensino superior no Brasil participantes do ProfSaúde que oferta vagas para ingresso no mestrado profissional. No edital que está aberto, são disponibilizadas 10 vagas para a UFU.

O curso é desenvolvido no formato híbrido, com atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nove encontros presenciais.

Na UFU, o ProfSaúde é administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina (PPGSAF-Famed/UFU).

Mais informações

Para mais informações, consulte o edital da 5ª edição do ProfSaúde, acesse o site oficial do ProfSaúde ou contate a secretaria do PPGSAF-Famed/UFU pelo e-mail ppgsaf@famed.ufu.br ou pelo telefone (34) 3225-8604.

Palavras-chave: ProfSaúde Pós-graduação Saúde da Família mestrado profissional