Publicado em 18/10/2017 às 17:01 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a relação dos premiados do Prêmio de Teses 2017. Entre os agraciados está o pesquisador Thiago Faria Tormin Rodrigo, do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A tese de Thiago, “Desenvolvimento de métodos eletroanalíticos para a determinação de metais em biocombustíveis empregando a análise por injeção embatelada (BIA)”, recebeu menção honrosa. O trabalho foi orientado pelo professor Alejandro Abarza Munôz e coorientação de Eduardo Mathias Richter.
O Prêmio
O Prêmio Capes de Teses, criado em 2005, nasceu com o intuito de reconhecer a qualidade das pesquisas desenvolvidas nos cursos de Doutorado e incentivar pesquisadores para a continuidade dos estudos.
Na edição de 2017, que considera as teses defendidas em 2016, foram premiados 48 pesquisadores (apenas na área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia não houve vencedor) e concedidas 93 menções honrosas.
Os vencedores de cada categoria recebem diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses. O orientador da tese é contemplado com auxílio para participação em congresso nacional no valor de R$ 3 mil.
Grande Prêmio
A cerimônia de premiação do Prêmio Capes de Teses 2017 será realizada no dia 07 de dezembro, em Brasília. Na ocasião também serão anunciados os vencedores do Grande Prêmio, ou seja, as melhores teses, entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas:
Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia)
Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias
Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino)
Os ganhadores do Grande Prêmio receberão certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses. Cada vencedor de uma grande área recebe ainda U$ 15 mil, prêmio ofertado pela Fundação Conrado Wessel.
Os orientadores das pesquisas vencedoras recebem auxílio para uma participação em congresso internacional no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese. São oferecidos três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um para cada premiado das três grandes áreas.
Palavras-chave: Prêmio Capes de Teses Pós-graduação Química
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS