Lançada a nova edição do Boletim Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia

Confira como anda a 'saúde financeira' da cidade; dados são referentes ao último bimestre de 2023 e foram levantados pela equipe do Cepes/UFU

Publicado em 22/02/2024 às 12:17 - Atualizado em 04/03/2024 às 08:06

Despesas com pessoal da Prefeitura de Uberlândia estão abaixo da média. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia)

Como as finanças de uma grande cidade são geridas? Qual o verdadeiro estado das finanças públicas em Uberlândia? E, mais importante, como estes números afetam cada cidadão? O recém-lançado Boletim Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia, publicado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), traz luz a essas questões, desvendando os números e tendências do 6º bimestre de 2023.

O Cepes, em sua atualização de 21 de fevereiro de 2024, apresenta uma análise detalhada do comportamento fiscal de Uberlândia nos meses de novembro e dezembro de 2023, oferecendo uma perspectiva crítica sobre a gestão de recursos na cidade.

Entendendo os indicadores

A gestão eficiente das finanças públicas se baseia em diversos indicadores. O primeiro deles é o "Resultado Primário Acima da Linha / Despesa Primária Total", essencial para entender a saúde financeira da cidade, medindo a diferença entre receitas e despesas, excluindo variações monetárias. Em seguida, indicadores como "Dívida Consolidada / Receita Corrente Líquida" e "Serviço de Dívida / Receita Corrente Líquida" evidenciam a sustentabilidade e o custo da dívida municipal. Estes são complementados pela análise da "Arrecadação Própria / Receita Total" e "Despesas de Custeio / Despesa Primária Total", refletindo a eficiência na geração de receitas e na gestão de despesas.

Resultados de Uberlândia

Os dados revelam aspectos cruciais da gestão fiscal de Uberlândia:

1. Transformação do Caixa: observou-se uma redução significativa no caixa, caindo de 4.1 meses de despesas em abril para apenas 2.2 meses em dezembro de 2023;
  2. Resultado Primário Negativo: desde 2018, Uberlândia registra um resultado primário negativo de -2,6% em relação à despesa primária, impactando diretamente o caixa municipal;
  3. Estabilidade da Dívida: a Dívida Consolidada Bruta manteve-se estável em 23% da Receita Corrente Líquida (RCL), apesar de um comprometimento de 5% da RCL com o Serviço de Dívida;
  4. Arrecadação Própria: em 2023, a cidade alcançou cerca de 53% de arrecadação própria do total de receitas, alinhando-se à média nacional;
  5. Despesas Flexíveis e Rígidas: Uberlândia se distingue por suas despesas flexíveis e rígidas, com as despesas de custeio representando aproximadamente 34% do total;
  6. Comprometimento da RCL em Pessoal: a cidade apresentou um comprometimento de 32% da RCL em despesas com pessoal, bem abaixo do limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.(LRF).

Esses indicadores não apenas refletem a situação financeira atual de Uberlândia, mas também fornecem insights sobre a eficácia da gestão fiscal e as áreas que necessitam de atenção. A análise detalhada oferecida pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia é fundamental para a compreensão das nuances da administração financeira municipal e sua influência na vida diária dos cidadãos.

Ao explorar estes números, percebemos a complexidade e a importância da gestão das finanças públicas. Além de serem um termômetro da saúde financeira de Uberlândia, eles também são um indicativo de como recursos são alocados para melhor servir à população. Assim, o Boletim Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia é uma ferramenta valiosa para o entendimento e o debate público sobre a gestão fiscal da cidade.

Palavras-chave: CEPES