Nova edição do boletim do Cepes destaca exportações de Araxá

Dos 29 municípios que compõem a Região Intermediária de Uberaba, Araxá foi o maior exportador durante o segundo semestre de 2023

Publicado em 20/02/2024 às 11:38 - Atualizado em 26/02/2024 às 08:27

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou a nova edição do Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba (RGInt), com dados referentes ao segundo semestre de 2023. A área central de análise do levantamento engloba quatro áreas geográficas - Uberaba, Iturama, Frutal e Araxá -, totalizando 29 municípios.

Entre os principais resultados, é visto que as exportações da região em 2023 superaram em 15,59% o mesmo período de 2022. Dos 240 produtos exportados pela RGInt em 2023, Ferro-Ligas e Açúcar foram os principais destaques, agrupando 82,89% do valor exportado no intervalo de tempo analisado.

Dentre as cidades que mais exportaram, Araxá ficou no topo do ranking, concentrando 57,18% do valor total. O município também foi o principal vetor do aumento do valor exportado em 2023, com impacto (taxa de variação em relação ao total) de 7,13 pontos percentuais.

Tabela com os principais produtos exportados
Fonte: Brasil. Secex/MDIC. (Elaboração: Cepes/IERI/UFU)

Quanto às importações, houve resultado negativo, com queda de 34,40% em relação ao volume registrado em 2022. Dos 29 municípios da região, 13 realizaram importações, com Uberaba concentrando quase a totalidade delas (91,12%). Entre os 358 produtos importados, destacam-se os inseticidas, fungicidas, herbicidas, fertilizantes potássicos e ácidos monocarboxílicos: somados, eles concentraram 32,44% do valor total no período analisado.

Tabela sobre os principais produtos importados
Fonte: Brasil. Secex/MDIC. (Elaboração: Cepes/IERI/UFU)

No ano passado, os importadores da Região Intermediária de Uberaba estabeleceram acordos comerciais com 73 países. Entre as fontes primárias das importações da região, destaca-se a China como principal parceiro, contribuindo com 31,26% do volume total. Em relação à diminuição das aquisições internacionais, esta foi notada especialmente nos Estados Unidos, Canadá e China.

Outros dados do comércio internacional da RGInt de Uberaba podem ser consultados no boletim publicado pelo Cepes - confira, abaixo.

As edições anteriores podem ser consultadas no site do Cepes. Além de Uberaba, estão disponíveis os boletins das regiões de Uberlândia e Patos de Minas.

Palavras-chave: Cepes UFU Cepes; IERI; Boletim; Comércio