ECONOMIA

Uberlândia tem saldo positivo de emprego formal no mês de janeiro

Setores de atividades econômicas apresentaram aumento na criação de vínculos empregatícios

Publicado em 20/03/2024 às 13:15 - Atualizado em 28/03/2024 às 11:19

Imagem: Divulgação/Cepes

Foi divulgado na última sexta-feira, 19, o Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia, referente ao mês de janeiro de 2024. A publicação apontou que houve crescimento em relação às movimentações do emprego formal na cidade.

Segundo o boletim, foram registrados 862 vínculos empregatícios, quantidade obtida da diferença entre 12.600 admissões e 11.738 desligamentos. Em relação a dezembro de 2023, o estudo apresentou a diferença desse cenário em comparação a janeiro de 2024, isso porque em dezembro foi registrado saldo negativo de 1.981.

Na imagem, um gráfico na cor azul mostrando os índices de movimentação empregatícia em Uberlândia.

Construção, Serviços, Indústria e Agropecuária foram os setores que mais registraram crescimento no mês de janeiro, com 408, 230, 190 e 168 vagas, respectivamente. Ainda em janeiro, o único setor que fechou o mês com saldo negativo foi o de Comércio, com -134 vagas.

Em relação à faixa etária, o estudo apontou que houve geração de novos postos de trabalho em quase todas elas, mas principalmente, na faixa de 18 a 24 anos de idade, com 306 vagas, já para faixa de 25 a 29 anos, 104 vagas, de 30 a 39, anos, 237 vagas e de 17 anos ou menos, 124 vagas.

Ainda em janeiro, gênero e grau de instrução também apresentaram crescimento quando diz respeito à geração de novos postos de trabalho, sendo de 532 para homens e 331 para mulheres. Já em relação ao grau de instrução, houve uma maior geração de vínculos empregatícios para as pessoas com Ensino Médio Completo, de 315 para homens e 253 para mulheres.

Na imagem, um gráfico em azul apresentando os índices de movimentação empregatícia em Uberlândia em relação a gênero e grau de instrução

Em relação a remuneração, segundo o boletim, o salário médio de admissão na cidade de Uberlândia em janeiro de 2024, ajustado pela inflação, foi de R$ 1.996,49. Já em comparação a janeiro de 2023, o salário de 2024 apresentou aumento de 3,39%.

Microempreendedores individuais (MEI) e microempresas foram as categorias de empresas que mais registraram crescimento no saldo de empregos em janeiro de 2024 em Uberlândia, com 797 novos postos de trabalho, enquanto as empresas de porte médio registraram 282 e administração pública com saldo de 3.

O Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia é um estudo elaborado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia  (Cepes/Ieri - UFU), e tem como objetivo publicar mensalmente informações sobre a dinâmica do emprego formal do município.

Para mais informações sobre o Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia, referente ao mês de janeiro de 2024, acesse a publicação.

Palavras-chave: Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia Cepes UFU