Queda no comércio exterior marca semestre na região de Uberlândia

Análise do Cepes/UFU revela impactos econômicos e comerciais; confira novo boletim com dados de importações e exportações

Publicado em 01/02/2024 às 12:04 - Atualizado em 05/02/2024 às 09:52

O último semestre de 2023 foi marcado por redução em valores relacionados ao comércio exterior na região intermediária de Uberlândia, conforme indica o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia, divulgado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU). A edição de dezembro do estudo é fundamentada nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e classificação do Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH).

Exportações em declínio

Em 2023, os municípios da região apresentaram resultados variados no comércio exterior. Uberlândia viu uma redução significativa de 12,64% nas vendas de soja. Araguari e Ituiutaba também enfrentaram reduções nas vendas de carne bovina congelada, com impactos de 4,69% e 3,64%, respectivamente.

A análise revelou que o valor total das exportações na região caiu 11,14%, totalizando US$ 1,24 bilhão. Apesar de um aumento de 4,55% na quantidade exportada, totalizando 1,59 milhão de toneladas, o valor das exportações reduziu significativamente.

Soja e carne bovina congelada permanecem como os principais produtos exportados, representando 48,63% do total.

Importações em queda

As importações também sofreram uma redução significativa de 32,94% em valor, somando US$ 546,69 milhões. Esta queda foi acompanhada por uma diminuição de 5,37% na quantidade importada.

Produtos como arroz, fertilizantes e fertilizantes azotados foram os mais importados, com uma queda acentuada nos fertilizantes potássicos.

Análise

O boletim do Cepes/UFU sugere que a queda nas exportações de Uberlândia contradiz as condições globais favoráveis, impactando negativamente o valor das exportações devido à redução nos preços dos produtos exportados.

A diminuição nas importações está primariamente relacionada à redução nas aquisições de fertilizantes potássicos.

Mais informações

Este boletim semestral possui como principal objetivo informar sobre as tendências do comércio internacional na Região Intermediária de Uberlândia, oferecendo uma análise aprofundada sobre valor e quantidade das exportações e importações.

Consulte todas as edições do boletim no portal do Cepes/UFU.

Palavras-chave: Cepes UFU Boletim Comércio Exterior Economia