Empregos

Boletim de Emprego de Uberlândia do mês de agosto registra criação de mais de quatro mil vagas em doze meses

Relatório traz diversos dados sobre a dinâmica emprego formal na cidade

Publicado em 04/10/2023 às 11:40 - Atualizado em 09/10/2023 às 12:22

Boletim Mensal de Emprego de Uberlândia. Fonte: CEPES/IERI/UFU

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais, do Instituto de Economia e Relações Internacionais, da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/Ieri/UFU, divulgou, na manhã desta quarta-feira, 4/10, o Boletim Mensal de Emprego da cidade de Uberlândia, referente a agosto de 2023. Em comparação a julho, o relatório aponta crescimento dos postos de trabalho, passando de um saldo de 269 para 290, obtido por meio da diferença entre admissões e desligamentos. O saldo acumulado no ano até o momento é positivo, com 2620 vínculos empregatícios criados.

Gráfico do saldo do emprego formal de agosto/2022 a agosto/2023
Saldo do emprego formal, com ajustes*, de agosto/2022 a agosto/2023. Fonte: Novo Caged/MTE. Elaboração: CEPES/IERI/UFU

Três dos cinco setores obtiveram saldos positivos no mês da pesquisa, sendo Serviço o que registrou maior saldo, 691; seguido de Indústria e Comércio, com 52 e 3, respectivamente. Já a Construção e Agropecuária ficaram no negativo, o segundo com -375 de saldo.

Tabela do salário médio real de admissão em Uberlândia por grupamento de atividade econômica  de agosto de 2022 a agosto de 2023
Salário médio real de admissão em Uberlândia por grupamento de atividade econômica, com ajustes*, de agosto de 2022 a agosto de 2023. Fonte: Novo Caged/MTE. Elaboração: CEPES/IERI/UFU

O boletim aponta que nos últimos doze meses foram gerados 4635 vagas de emprego e quatro dos cinco setores registraram saldos positivos em relação a vagas de trabalho, Serviços apresentou aumento de 1996 vagas, seguido da Indústria com 1424, já Agropecuária apresentou números negativos nesse sentido, com -30 postos.

Referente à remuneração, o boletim aponta que o salário médio de admissão no período analisado foi de R$1.880,37, um aumento de 1,20% em 12 meses e de 4,23% no ano de 2023. O setor de Agropecuária foi o que registrou maior salário de admissão (R$2.342), seguido pela Indústria (R$1.973). Já o menor dos salários ficou com o Comércio (R$1.674). Para mais informações acesse a página do Cepes.

Palavras-chave: boletim de emprego Cepes UFU