Pular para o conteúdo principal
Ranking

UFU fecha 2023 entre as 50 maiores depositantes de patentes no Brasil

O ranking engloba desenhos industriais, modelos de utilidade, entre outros

Publicado em 02/02/2024 às 15:59 - Atualizado em 07/02/2024 às 14:09

UFU aparece em 30° lugar em ranking nacional de Patente de Invenção (Foto: Milton Santos)

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou na última segunda-feira, 29, o ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes no Brasil no ano de 2023. Na categoria Patente de Invenção, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) finalizou o ano em 30º lugar, somando 19 depósitos. 

Somado à Patente de Invenção, a lista contempla Modelo de Utilidade, Certificado de Adição, Marca, Desenho Industrial, Indicação Geográfica e Programa de Computador. A UFU também está ranqueada em outras modalidades, sendo elas: Desenho Industrial, ocupando o 50º lugar com 14 depósitos e 47º lugar em Programas de Computador, com 15 depósitos.

A UFU, por meio de sua Agência Intelecto, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), é responsável pela gestão da política e do portfólio de propriedade intelectual da universidade. Conforme a lista do INPI, a UFU realizou, neste último ano, 48 depósitos, que além de promover e proteger o conhecimento gerado aqui, valoriza e comercializa novos conhecimentos e transferência da tecnologia protegida para o setor produtivo. 

Acesse o documento completo AQUI.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: INPI ranking Patentes Agência Intelecto Propp Bolsas; Iniciação Científica; Pesquisa;

A11y