Alunos do curso de Pedagogia visitam o Quilombo da Corte em Varjão de Minas

Trabalho de campo na comunidade aconteceu no dia 16 de março

Publicado em 26/03/2024 às 12:24 - Atualizado em 26/03/2024 às 14:41

Foto: Arquivo Pessoal

No começo do mês de março, os alunos do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram uma visita à comunidade Quilombo da Corte, localizada no município de Varjão de Minas. O propósito desta visita foi compreender de perto a realidade enfrentada pela comunidade, especialmente no que diz respeito a questões relacionadas à educação, cultura, história e memória.

A condução das atividades ficou a cargo das egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU, Raquel Virginia e Isabel Maria, sob a supervisão do professor Astrogildo Fernandes. De acordo com o docente, a recepção da comunidade foi extremamente calorosa, marcada por um almoço preparado pelos próprios moradores. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para a realização das atividades planejadas.

Astrogildo destaca que a parceria entre o Quilombo da Corte e a UFU proporciona aos estudantes do curso de Pedagogia a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade quilombola, o que contribui significativamente para uma formação que valoriza a luta contra o racismo. O objetivo principal da visita é a produção de um livro que destacará diversos aspectos da história, memória, educação, cultura e economia da comunidade. A redação desse livro será realizada pelos alunos do curso, com a colaboração das alunas do PPGED, que também são integrantes da comunidade do Quilombo da Corte.

Grupo em frente ao ônibus
Arquivo pessoal

Palavras-chave: visita pedagogia quilombolas