Engenharia Biomédica

Inovação em pauta: inscrições abertas para a Maratona de Biorobótica

Organizado pelo PET de Engenharia Biomédica da UFU, evento visa integrar conhecimentos de robótica à prática profissional

Publicado em 12/03/2024 às 08:29 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:54

Desafio da Maratona é criar um braço robótico; inscrições abertas até 26 de março. (Foto: Alexandre Costa - arquivo Dirco/UFU)

A convergência da robótica com a Engenharia Biomédica desencadeia avanços sem precedentes na saúde, prometendo um futuro com intervenções cirúrgicas mais seguras, precisas e menos invasivas. Essa fusão revolucionária fundamenta a Maratona de Biorobótica, desafiando estudantes a criarem braços robóticos. A iniciativa é do Programa de Educação Tutorial do curso de graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (PET Engenharia Biomédica/UFU).

A competição ocorrerá em cinco etapas distintas: quatro workshops seguidos de um evento imersivo de aplicação. Na maratona, equipes de até cinco membros enfrentarão o desafio de desenvolver um braço robótico que simule funções de robôs cirúrgicos, como pinçamento e manipulação de objetos semelhantes a partes do corpo humano.

Inscrições e regras

As inscrições estão abertas até o próximo dia 26 de março (terça-feira), e podem ser realizadas com o preenchimento do formulário eletrônico. O evento é gratuito e aberto a estudantes do ensino médio e superior (de todos os cursos).

Para auxiliar na preparação dos participantes, serão oferecidos minicursos nas áreas de Modelagem e Impressão 3D, Sistemas Embarcados e Captação de Sinais Biomédicos. Esses cursos não apenas fornecerão o conhecimento técnico necessário, mas também contarão pontos para as equipes que participarem, contribuindo para a classificação final na competição.

Para todos os interessados em participar da Maratona de Biorobótica, é fundamental estar ciente das regras e dos critérios de pontuação e classificação que regem a competição. Essas diretrizes detalhadas estão acessíveis para consulta no edital oficial do evento.

O documento oferece informações essenciais sobre como os projetos serão avaliados, além de esclarecer as expectativas e os requisitos para a participação dos competidores. É uma leitura obrigatória para garantir que todos os participantes estejam alinhados com os objetivos e padrões do evento.

Arte com ilustração em formato de pista, mostrando as etapas da Maratona de Biorobótica
Conheça o 'percurso' da Maratona de Biorobótica. (Imagem: Reprodução / site do PET Engenharia Biomédica-UFU)

Calendário de atividades

Vale destacar que o cronograma das atividades relacionadas à maratona - incluindo workshops preparatórios e a agenda da competição - será divulgado em edital complementar. Os interessados devem ficar atentos às atualizações e aos anúncios feitos pelos organizadores.

Para mais informações, entre em contato com o PET da Engenharia Biomédica por e-mail (pet.engenhariabiomedica.ufu@gmail.com) ou visite o site oficial do evento.

Palavras-chave: PET Engenharia Biomédica Maratona de Biorobótica