Pular para o conteúdo principal
Conhecimento

UFU realiza XVI Simpósio de Engenharia Biomédica

Evento foca nos desafios da saúde pública brasileira e traz novas oportunidades a pesquisadores

Publicado em 16/09/2025 às 09:38 - Atualizado em 19/09/2025 às 08:24

A edição acontece no Bloco 5R, nos anfiteatros A e B, entre os dias 15 e 17 de setembro. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Com o objetivo de integrar estudantes e pesquisadores da área, o XVI Simpósio  de Engenharia Biomédica (SEB) busca incentivar as pesquisas e a disseminação de conhecimento. O evento é organizado pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) Biomedicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a orientação do professor tutor Alcimar Barbosa Soares e com apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

A cerimônia de abertura aconteceu na última segunda-feira, 15/9, às 8h, e contou com a participação da presidente da SBEB, a professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sônia Malmonge, que ministrou uma palestra sobre os desafios para a saúde pública no Brasil. Malmonge abordou desde a falta de investimentos na área de pesquisa incentivos a novas práticas de carreira. 

“A saúde pública não é um problema de saúde, é um problema de engenharia, de gestão e de vontade política. Futuros engenheiros biomédicos podem contribuir, é um chamado, o Brasil precisa do seu conhecimento, da sua criatividade, da sua técnica e da sua vontade de mudar a realidade atual. Espero que o evento seja útil e complemente os conhecimentos de quem veio participar”, explica a presidente da SBEB.

A primeira manhã do evento também contou com um momento de integração entre os pesquisadores e os estudantes com um coffee break, onde os participantes puderam trocar seus conhecimentos e opiniões sobre a perspectiva do futuro da Engenharia Biomédica e da saúde brasileira.

Após o intervalo, a segunda palestra do dia teve início com o professor da UFU João Marcos Madurro, que abordou sobre as novas tecnologias da saúde e suas inovações com a palestra “Inovações em saúde: do nano ao diagnóstico”. O objetivo da palestra era mostrar novas oportunidades de trabalho e demonstrar o uso das novas tecnologias na área da pesquisa científica. Madurro também apresentou as pesquisas realizadas no Laboratório de Filmes Poliméricos e Nanotecnologia, o qual ele coordena. Segundo o docente, “a importância da palestra é a preservação do conhecimento e a perpetuação dele”.

O simpósio acontece no Bloco 5R nos anfiteatros A e B entre os dias 15 e 17 de setembro. É necessária a inscrição para a participação e para a emissão de certificados. Para mais informações, acesse o site do evento e confira a programação completa.
 

Política de uso:  A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Engenharia Biomédica Bolsa PET PET Engenharia Biomédica II Simpósio Nacional de Nanotecnologia e Nanomedicina biomédica

A11y