Consun

Pauta dos servidores técnicos-administrativos recebe apoio oficial da UFU

Confira nota do Conselho Universitário sobre as reivindicações dos servidores e os cortes orçamentários

Publicado em 26/03/2024 às 09:30 - Atualizado em 26/03/2024 às 10:27

Nota de apoio à pauta de reivindicações das Técnico-administrativas e dos Técnico-administrativos em Educação e contra os cortes orçamentários nas Universidades Federais

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia, na 3ª reunião/2024 realizada em 22 de março de 2024, manifesta seu completo apoio à pauta de reivindicações das Técnico-administrativas e dos Técnico-administrativos em Educação, inserida em um movimento de abrangência nacional, que visa à reestruturação da carreira, à recomposição salarial e ao restabelecimento do orçamento das Universidades Federais, sistematicamente reduzido nos últimos anos. Reconhecemos plenamente a importância e a justeza das reivindicações desse segmento essencial para o pleno funcionamento das Instituições de Federais de Ensino Superior – IFES.

Entendemos que a valorização das Técnico-administrativas e dos Técnico-administrativos em Educação é fundamental para melhorar as condições de trabalho e elevar a qualidade dos serviços prestados nas Universidades Federais. A reestruturação da carreira e a recomposição salarial são medidas cruciais para garantir a dignidade e o merecido reconhecimento das servidoras e servidores federais, que desempenham um papel essencial no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Além disso, a recomposição do orçamento das IFES é imprescindível para manter e viabilizar todas as atividades acadêmicas.

Neste contexto, o Conselho Universitário se une ao movimento de apoio às Técnico-administrativas e aos Técnico-administrativos em Educação, promovido por diversas instituições, organizações e comunidades acadêmicas em todo o país. Ressaltamos que nossa Instituição se posiciona de maneira clara e firme na defesa dos direitos e das condições de trabalho das servidoras e servidores federais das IFES, contribuindo, assim, para a missão de formar cidadãos críticos comprometidos com valores éticos, democráticos, sustentáveis e de transformação social.

Reiteramos, portanto, nosso total apoio às Técnico-administrativas e aos Técnico-administrativos em Educação e nos colocamos à disposição para colaborar efetivamente na consecução de seus objetivos.

VALDER STEFFEN JUNIOR

Presidente do Conselho Universitário