Foripes

Reitor da UFV é eleito presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais

Demetrius David da Silva estará à frente do Foripes-MG até 2025

Publicado em 21/03/2024 às 09:55 - Atualizado em 28/03/2024 às 11:18

João Chrysóstomo (à direita) passa a presidência do Foripes-MG para Demetrius David da Silva (Foto: Divulgação UFLA)

Demetrius David da Silva, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é o novo presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes-MG). A eleição aconteceu na manhã de terça-feira (19/03), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em uma reunião que elegeu também a vice-presidente Marinalva Vieira Barbosa, reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e o segundo vice-presidente, Cleber Ávila Barbosa, reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais.

O professor Demetrius, que já atuava como vice-presidente do Foripes, ficará no cargo até início de 2025. Durante este período, ele planeja fortalecer o trabalho que vinha sendo realizado pela gestão anterior, presidida pelo reitor da UFLA, João Chrysóstomo de Resende Júnior. Nesse sentido, pretende aprimorar o relacionamento com os deputados estaduais e com os deputados federais e senadores que representam Minas Gerais no Congresso Nacional para conscientizá-los ainda mais sobre a importância da educação superior pública, gratuita e de qualidade no estado.

Professor Valder reunião Foripes
Valder Steffen Junior (primeiro à esquerda), reitor da UFU, esteve presente na reunião que culminou com a eleição do novo presidente (Foto: Divulgação UFLA)

Em sua gestão, o professor Demetrius deseja também estreitar ainda mais as parcerias com o governo de Minas Gerais, particularmente com a Fapemig, que, segundo ele, “é o grande aportador de recursos para ciência, tecnologia e inovação no estado”.

O reitor da UFV reconhece que terá pela frente uma série de desafios, especialmente relacionados às questões orçamentárias que tanto afligem as instituições que integram o Foripes. “Vamos focar neste debate e lutar conjuntamente por soluções”.

Para o professor Demetrius, é uma honra assumir a presidência do Fórum que tem uma história de quase 21 anos e é “extremamente importante” por reunir 19 instituições públicas de ensino de Minas Gerais: 11 universidades federais, duas universidades estaduais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e cinco institutos federais. Seu primeiro compromisso como presidente da entidade foi nesta quarta-feira (20), na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater os impactos do Decreto nº 48.715, que alterou o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

* Texto reproduzido do site oficial da Universidade Federal de Lavras (UFLA), disponível em https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=41350

Palavras-chave: Foripes eleição UFLA Valder Steffen Júnior