Pular para o conteúdo principal
Nova gestão

Reitor da Universidade Federal de Lavras é eleito presidente do Foripes

Mandato de João Chrysostomo de Resende Júnior à frente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais é de um ano e teve início nesta quarta-feira, dia 1º

Publicado em 02/02/2023 às 18:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Divulgação

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, foi eleito presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes). Também fazem parte da nova gestão, como vice-presidentes, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Demetrius David da Silva, e a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva. O mandato se iniciou nesta quarta-feira (1º/2), e tem duração de um ano.

A eleição foi realizada também em 1º/2, durante reunião ordinária do Foripes, em Belo Horizonte, sediada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O professor João ocupou, em conjunto com a professora Joaquina, a vice-presidência do Foripes no mandato que se encerrou em 2022, presidido pelo professor Marcelo Pereira Andrade, reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). De acordo com João Chrysostomo, os próximos desafios do grupo envolvem a formalização do Fórum como associação e o avanço em ações que buscam a valorização, a defesa e o desenvolvimento do ensino superior gratuito, público e de qualidade no estado de Minas Gerais, o que constitui uma marca da atuação do Foripes ao longo do tempo.

“Temos pela frente um trabalho intenso com parlamentares no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, bem como negociações com os demais atores públicos capazes de viabilizar as condições adequadas para que as instituições de Minas avancem em suas áreas de atuação (ensino, pesquisa e extensão), já que se tratam de atividades de interesse público e essenciais ao desenvolvimento regional e nacional”, comentou o reitor, informando que serão também pautadas ações para garantir o cumprimento dos compromissos do Governo do Estado, com a plenitude dos recursos já pactuados com as instituições.

“Outra frente serão as ações conjuntas com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para que se proponha um indicador ao qual o financiamento do ensino superior público federal possa estar vinculado, de forma a garantir o funcionamento adequado, para que as instituições desempenhem, com cada vez mais qualidade, as suas atividades finalísticas”, acrescentou.

Para o professor João Chrysóstomo, estar à frente do Foripes é, primeiramente, uma honra, por ter recebido a confiança dos demais reitores das instituições mineiras: “É também uma enorme responsabilidade. Tenho certeza de que, juntamente com os colegas Demetrius e Joaquina, daremos o nosso melhor para avançarmos como instituições fundamentais para o desenvolvimento e soberania do Estado e do País.”

 

Sobre o Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público. Segundo o Censo da Educação Superior (2021), Minas Gerais tem mais de 200 mil matriculados na rede pública de ensino superior, o que equivale a 11% do total nacional, com grande impacto, portanto, sobre a formação profissional no País, além da ampla capacidade instalada para pesquisa, inovação e interação com a sociedade, por meio da extensão universitária.

As 18 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. São elas: Ufla, UFV, IFNMG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), UFSJ, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Cefet-MG; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: entidade forum Foripes gestão eleição presidente

Conteúdo relacionado

A11y

Copyright© Universidade Federal Uberlândia.
Desenvolvido por Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação com o CMS de código aberto Drupal.