Gestão 2023-2024

Andifes elege em Curitiba a sua nova diretoria

Valder Steffen Junior, reitor da UFU, é um dos novos vice-presidentes da entidade

Publicado em 28/07/2023 às 16:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Da esquerda para a direita: reitores Valder Steffen Jr (UFU), Márcia Abrahão Moura (UnB), Lúcia Campos Pellanda (UFCSPA) e Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM). (Foto: Reprodução Instagram / @andifesoficial)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu, nesta sexta-feira, 28, a nova diretoria executiva para a gestão 2023-2024, tendo como presidente a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, e como vice-presidentes os seguintes reitores: José Daniel Diniz Melo (UFRN), Lucia Campos Pellanda (UFCSPA), Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM) e Valder Steffen Junior (UFU).

A eleição e a posse foram realizadas durante a CXCIV Reunião Ordinária do Conselho Pleno, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR).

Sobre a entidade

Criada em 23 de maio de 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

São dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 65 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal –, filiados à Andifes. Em muitas regiões, correspondem à única opção de ensino superior e cumprem, em todas, um relevante papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Nas universidades federais, estudam cerca de 1 milhão de alunos de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

"Nossas instituições, além da formação de profissionais qualificados, produzem pesquisas e desenvolvem tecnologias que sustentam o crescimento do país e auxiliam de forma decisiva a superação das desigualdades regionais. Destacamos também que nossos 45 hospitais universitários formam a maior rede pública brasileira de saúde, que procede ao atendimento gratuito e com qualidade de mais de 5.278.000 brasileiros por ano, realizando inclusive mais de 260.000 cirurgias anuais", informa o texto de apresentação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, postado em seu portal oficial: https://www.andifes.org.br/.

Palavras-chave: Andifes gestão eleição nova diretoria Valder Steffen UFU