Extensão

Gratuito, curso 'Aperfeiçoamento em Direitos Humanos e Diversidades' recebe inscrições até 5 de maio

Iniciativa da Proexc/UFU, em parceria com a Secadi/MEC e o Forproex, pretende formar 7.560 multiplicadores da promoção de direitos em todo o Brasil

Publicado em 23/04/2024 às 08:58 - Atualizado em 23/04/2024 às 17:30

Objetivando contribuir com a formação de agentes educadores para atuarem como promotores, defensores e multiplicadores da promoção de direitos humanos em seus espaços de atuação, foi elaborado o curso de aperfeiçoamento "Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos". O curso será gratuito, acontecerá de maio a outubro deste ano e suas 180 horas serão ofertadas na modalidade de educação a distância, de forma totalmente assíncrona.

O curso é uma proposta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da sua Diretoria de Extensão (Direc), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), e com o Fórum Nacional de Pró-reitores/as de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), com realização pelo Centro de Educação a Distância (CEaD/UFU).

De acordo com a coordenadora-geral do curso e professora do Instituto de Geografia da UFU, Gláucia Carvalho, a importância desta ação está em consonância com a Constituição Federal: “Para construirmos uma sociedade que seja efetivamente democrática, ela precisa se estabelecer como uma sociedade de direitos. Esse primeiro curso de Aperfeiçoamento em Direitos Humanos visa criar e, ao mesmo tempo, fortalecer uma rede de educadores da educação básica da rede pública que possam se constituir em agentes defensores de uma sociedade fundamentada em direitos humanos.”

Para formar professores e profissionais da educação básica da rede pública em todos os estados da Federação e Distrito Federal, serão ofertadas 7.560 vagas no total. A prioridade para a seleção dos cursistas será dada aos que residem em municípios de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU e atual presidente do Forproex, Hélder Eterno da Silveira, afirma que a entidade tem atuado junto à Secadi/MEC na busca de estratégias de valorização das múltiplas culturas. “A educação no Brasil precisa ser atrelada aos direitos humanos e precisa ganhar um sentido social a partir da valorização da multiculturalidade, das diversidades e dos povos que compõem a identidade nacional”, aponta.

O curso terá duração de cinco meses e o seu conteúdo será dividido em cinco unidades: a Unidade Geral será destinada à apresentação do curso e à ambientação na plataforma de desenvolvimento dos trabalhos, o Moodle/UFU. As demais unidades serão conteudistas, por meio de textos e videoaulas com temáticas englobando as seguintes unidades:

• Unidade I – Fundamentos de educação em direitos humanos: diversidades, criança e adolescente e o fortalecimento do Estado protetor dos direitos;
  • Unidade II – Diversidade sexual e de gênero, direitos da mulher: conhecer para combater distorções negadoras de direitos;
  • Unidade III: Comunicação não violenta, cultura de paz nas escolas e o poder da comunicação fundamentada em direitos humanos;
  • Unidade IV: Migrantes internacionais, refugiados e apátridas: como contribuir com uma abordagem de direitos humanos no acolhimento? E quando os migrantes internacionais são pessoas indígenas?

A metodologia para a abordagem das temáticas das unidades será, principalmente, por meio de estudos de casos de situações reais que acontecem em sala de aula e no ambiente escolar. Assim, busca-se que profissionais da educação estejam mais preparados para lidar com questões sensíveis como as violações dos direitos da criança e do adolescente; a existência de uma “cultura” preconceituosa e discriminatória em razão do gênero e da sexualidade, bem como a misoginia presente na sociedade brasileira; o acolhimento humanizado e pertencimento das pessoas que vieram de outros países e a violação dos direitos dos povos originários; por fim, terem ferramentas para realizarem a interlocução sobre estes e demais temas de forma dialógica, acolhedora e pacificadora, por meio dos princípios da comunicação não violenta.

Para se inscrever, é preciso atender a alguns requisitos mínimos: ter formação completa no ensino superior, ser professor ou profissional da educação básica da rede pública em atuação nas instituições devidamente credenciadas junto às secretarias de Educação e ter disponibilidade para participar das atividades on-line, dispondo, em média, oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.

As inscrições serão realizadas somente on-line, entre os dias 15/04/2024 e 05/05/2024, pelo Centro de Educação a Distância, por meio de preenchimento do formulário de inscrição na página “Curso de Aperfeiçoamento 'Educação em Direitos Humanos e Diversidades'", disponível em: https://cead.ufu.br/noticia/2024/04/curso-aperfeicoamento-educacao-direitos-humanos-diversidades.

Outras dúvidas sobre o curso podem ser tiradas por meio do link supracitado ou encaminhando um e-mail para o endereço oficial do curso: secretariacdhd@proex.ufu.br.

Palavras-chave: curso aperfeiçoamento direitos humanos diversidades PROEXC Direc Secadi MEC CEaD UFU