Publicado em 12/04/2024 às 17:27 - Atualizado em 22/04/2024 às 08:13
O "IV Comunica Ciência" continuou a todo vapor nesta sexta-feira, 12 de abril! A mostra “A ciência está aqui” aconteceu das 9h às 16h30, no piso superior do Terminal Central de Uberlândia e reuniu cientistas de diferentes áreas do conhecimento da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para apresentar suas pesquisas e dialogar sobre ciência com a sociedade.
Com 10 trabalhos e ações científicas sendo expostos pela manhã, os temas variaram de parcerias entre Engenharia Aeronáutica e Ciências Biológicas a um estudo de fluidos usados para perfuração de poços de petróleo.
Pedro Paulo e Vitor Peres são estudantes de Engenharia Química na UFU e apresentaram o “Estudo de Fluidos de Perfuração”. Para eles, o mais importante é promover a divulgação do projeto que, em parceria com a Petrobrás, investiga a degradação do fluido presente na perfuração de poços petrolíferos.
E você sabia que a coloração das penas de algumas aves pode não ser exatamente da cor que vemos? Quem passou pela mesa em que estavam os estudantes de Biologia responsáveis pelo projeto “Maave” pôde entender a relação entre a luz e o reflexo produzido nas penas das aves.
Outro trabalho que buscou desmitificar a ciência para o público foi o de Pedro Henrique Araújo e Silva, estudante da graduação em Química. Com baterias de batata, o discente explicou que “o dia a dia está repleto de eletroquímica: a bateria do celular, que são pilhas em série, é um exemplo; o zinco conectado ao cobre e com base na batata é um tipo de bateria e, logo, eletroquímica.” O acadêmico lembrou que, basta a gente lembrar que na eletroquímica alguém sempre perde e alguém sempre ganha. “Ela é o estudo da transferência de correntes e elétrons”, resumiu.
Entre os principais projetos apresentados, estavam trabalhos de Letras, Química, Medicina, Mecânica, Aeronáutica e Psicologia. A primeira parte da mostra “A ciência está aqui!” trouxe experimentos e informações sobre ciência de maneira simples e dinâmica a todos que transitaram pelo Terminal Central na manhã desta sexta-feira.
Segunda parte
No período da tarde, foi a vez de conhecer mais 15 trabalhos, de áreas como Biologia, Engenharia Ambiental e Saúde. Enfermidades provocadas por animais como vermes e mosquitos foram temáticas de algumas apresentações. O projeto “Doenças do solo” busca coletar amostras do solo de locais selecionados e estudá-las para detectar a presença ou não de vermes. A dengue também foi foco das pesquisas, com o projeto "Mobilização social na extensão e na pesquisa: um relato de experiência à luz das arboviroses”, que busca conscientizar a população a respeito das doenças causadas por mosquitos, realizando o monitoramento dos vetores por meio de armadilhas denominadas ovitrampas.
A saúde da mulher foi outro tópico importante em exposição/debate, com a pesquisa “Tipos de violência ginecológica e obstétrica", que tem o intuito de conscientizar homens e mulheres sobre como identificar as diversas formas de violência obstétrica e, assim, preveni-la.
Por fim, ainda na temática da Saúde, estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFU coletaram água de terminais da cidade para avaliar se ela estava ou não adequada ao uso/consumo, sendo utilizados como parâmetros os padrões físicos e químicos do líquido.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Primeira manhã do 'IV Comunica Ciência' discute sobre inteligência artificial e o papel dos comunicadores na divulgação científica
Palavras-chave: IV Comunica Ciência Ciência Evento Divulgação Científica inteligência artificial democracia mostra Exposição pesquisas Terminal Central A Ciência está aqui
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS