Pesquisa acadêmica

Laboratório de Nutrição, Exercício e Saúde da UFU procura idosas para estudo sobre suplementação

Projeto pretende analisar a relação entre a suplementação e o ganho de força e massa magra em mulheres a partir dos 60 anos de idade

Publicado em 24/04/2024 às 09:17 - Atualizado em 24/04/2024 às 16:08

O Laboratório de Nutrição, Exercício e Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (LaNES/UFU) busca voluntárias para o projeto de pesquisa “Efeitos da Suplementação de Ômega-3 Combinada à Proteína do Soro do Leite no Aumento de Massa Magra e Força de Idosas Praticantes de Exercício de Força: Um Estudo Randomizado, Duplo-Cego e Placebo-Controlado”. Os testes serão realizados nos campi Educação Física e Umuarama, em manhãs do mês de junho - ainda sem data definida para o início.

Como o próprio nome já indica, este projeto busca avaliar os efeitos do uso de dois suplementos para aumento de massa magra em idosas que praticam atividades físicas, o ômega-3 e a proteína do soro do leite. Com isso, o estudo procura trazer benefícios à população idosa, já que a perda de massa magra é um processo comum ao envelhecimento e pode aumentar o risco de mortalidade.

Para participar, as interessadas devem entrar em contato com as organizadoras do projeto, via WhatsApp, nos números: (17) 99737-0100 (Maria Eduarda), (34) 99228-2023 (Rafaela) ou (34) 99207-0690 (Débora). Após isso, será realizada uma avaliação para entender se as voluntárias estão ou não aptas. É necessária uma série de pré-requisitos para fazer parte do estudo, sendo eles: ser residente em Uberlândia; idade acima de 60 anos; não estar com diabetes, câncer ou artrite; não ser fumante; não realizar terapia de reposição hormonal; não ter feito o uso de suplementos alimentares nos últimos 6 meses e não ter realizado treino de musculação nos últimos seis meses.

As voluntários selecionadas poderão usufruir de benefícios como: treino de musculação gratuito com o acompanhamento de um profissional três vezes na semana; resultados da avaliação da quantidade de gordura corporal e massa muscular; avaliação da pressão arterial e do estado geral de saúde; além de receber suplementação alimentar também gratuita.

Ainda, é esperado que os dados e resultados obtidos neste estudo possam servir para elaboração de programas de prevenção e tratamento da sarcopenia nesta população, uma síndrome que possui como característica a perda progressiva de força e de massa muscular.

Palavras-chave: Nutrição Ciência e Saúde