Pular para o conteúdo principal
Saúde

Estudantes da área da saúde são convidados a participar de pesquisa sobre estigma do peso

Trabalho busca analisar comportamentos e percepções relacionados à pressão estética em graduandos

Publicado em 15/03/2024 às 10:06 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:49

O estudo busca desconstruir discursos e práticas sobre pessoas com obesidade (Imagem Freepik)

 

Um grupo de pesquisadoras da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) realiza pesquisa para análise de crenças e atitudes relacionadas ao estigma do peso entre graduandos da área da saúde. O estudo busca desconstruir discursos e práticas sobre pessoas com obesidade e será benéfico não apenas para estudantes dessa área, mas para toda a universidade, uma vez que o objetivo central será promover saúde e qualidade de vida para todos. Os resultados da pesquisa buscam também auxiliar no melhor desenvolvimento da formação desses futuros profissionais.

 

Participação 

A pesquisa será realizada com alunos matriculados em cursos da área da saúde na UFU, ou seja, qualquer discente graduando em Nutrição, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina.

O estudo será dividido em duas partes. A primeira, on-line por meio de um formulário - a ser preenchido em, no máximo, 20 minutos. A segunda será presencial e acontecerá no bloco 8C do Campus Umuarama. A data será agendada com os participantes e terá duração de, no máximo, 90 minutos. O participante poderá escolher não continuar, caso não consiga comparecer na segunda etapa, embora seja recomendada a presença em ambos os momentos.

Nutricionista e professora de Nutrição da UFU, Marina Rodrigues é a coordenadora do projeto e está disponível para responder qualquer dúvida. O contato poderá ser feito de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h, pelo e-mail: marinarbarbosa@ufu.br

Desenvolvido por Brenda Ramos Silva, Fabrine Silveira e Giulia Junqueira, esse projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFU e faz parte do Grupo de Estudo, Pesquisa, e Prática em Comportamento Alimentar do Curso de Nutrição da UFU (GEPPCA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA). A pesquisa será de caracterização sociodemográfica e irá abordar tópicos como: medo patológico de gordura, crenças sobre causas de obesidade e estereótipos sobre excesso de peso. Dessa forma, não haverá identificação de nenhum participante. Os dados serão coletados e apurados e a divulgação dos resultados da pesquisa preservará a identidade de todos. 

 

Imagem colorida com o QR CODE no centro para direcionar as pessoas ao formulário

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

Palavras-chave: Ciência e Saúde Nutrição

A11y