CIÊNCIA

'Dia Internacional da Pesquisa Clínica' fortalece os estudos em busca de melhorar a assistência dada aos pacientes

Unidade de Gestão da Pesquisa (UGPESQ) avalia e monitora os projetos de pesquisa que são conduzidos no HC-UFU/Ebserh

Publicado em 20/05/2024 às 10:53 - Atualizado em 27/05/2024 às 07:57

(Imagem: Divulgação/UGPESQ)

Hoje, 20 de maio, é celebrado o "Dia Internacional da Pesquisa Clínica", uma das atividades fundamentais para o funcionamento de um Hospital Universitário. Além de contribuir com a melhora do atendimento aos pacientes, também possui relação de ensino com os cursos de graduação e pós-graduação, buscando melhores tecnologias diagnósticas e procedimentos terapêuticos.

No Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), o chefe da Unidade de Gestão de Pesquisa (UGPESQ) e coordenador do Serviço de Reumatologia, Roberto Ranza, ressalta que existem dois tipos de pesquisas, sendo elas: a acadêmica, de iniciativa dos professores e alunos da UFU e também do corpo clínico do HC, centrada no melhor conhecimento das doenças e na aplicação mais eficiente dos tratamentos para controlá-las; e a pesquisa clínica, que é patrocinada por recursos externos e conduzida por uma equipe especializada do centro de pesquisa do Hospital de Clínicas, sobre novos protocolos de tratamentos das doenças.

“A pesquisa acadêmica é de extrema relevância, melhora a qualidade do ensino, produz publicações científicas, e também aprimora os protocolos de assistência aos pacientes no HC", comenta Ranza.

Para elaborar uma pesquisa clínica, é preciso cumprir cinco fases, desde o planejamento até a publicação dos resultados. (Imagem: Divulgação/UGPESQ)

UGPESQ monitora os projetos de pesquisa que são elaborados no HC e conduz estudos clínicos que são colocados em parceria com patrocinadores externos. A unidade está localizada no bloco 8F do Campus Umuarama e possibilita conversas entre os pesquisadores para facilitar a execução do projeto.

A UGPESQ fornece apoio aos pesquisadores e também viabiliza parcerias
A UGPESQ fornece apoio aos pesquisadores e também viabiliza parcerias. (Imagem: Divulgação/UGPESQ)

Ranza destaca, ainda, que a pesquisa científica possui extrema importância ao retornar para a sociedade. Para ele, o HC-UFU/Ebserh, como parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), tem a missão de desempenhar um papel de liderança no avanço dos conhecimentos para um melhor cuidado com a população.

Podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido'

Em 2023, o episódio #92 do "Ciência ao Pé do Ouvido" teve como tema a pesquisa e a inovação dentro de um ambiente hospitalar. O podcast destacou o trabalho das duas unidades do HC-UFU/Ebserh que se dedicam ao assunto: UGPESQ e Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (Ugits).

Palavras-chave: pesquisa HC UFU Pesquisa Científica