Divulgação Científica

Pint of Science Uberlândia tem recorde de público em 2024

Edição reuniu cerca de 350 pessoas em bar para ‘brindar à ciência’

Publicado em 16/05/2024 às 13:47 - Atualizado em 22/05/2024 às 17:13

Encontro foi o quinto presencial em Uberlândia. (Foto: Milton Santos)

Nesta quarta-feira (15/5), aconteceu, mundialmente, o Pint of Science. O evento, presente em 179 cidades do país, tem como objetivo democratizar a ciência reunindo cientistas e público em geral em bares e restaurantes para debater assuntos que vão da História à Medicina, de forma descontraída e compreensível.

Em Uberlândia, a quinta edição presencial do evento aconteceu no Dboche Pub Show e reuniu cerca de 350 pessoas para “brindar à ciência”, recorde de público para uma única noite de festival. Paula Cristina de Faria é professora do Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora-local do evento. Ela explica que a escolha de um bar mais acessível e popular é um pedido antigo do público e que o sucesso da edição de 2024 pode ser justificado pela mudança.

Pessoas vendo apresentação
Festival acontece na mesma data em vários países. (Foto: Milton Santos)

Quatro pesquisadores da UFU apresentaram seus estudos. Rodrigo Cambraia, professor do Instituto de Ciências Biomédicas, falou sobre doenças causadas por geohelmintos, vermes que necessitam do solo para o seu desenvolvimento. O estudo foi focado na contaminação ambiental de praças públicas de Uberlândia. “São doenças importantes de serem combatidas, especialmente no âmbito de um desenvolvimento mais sustentável e mais igualitário no futuro”, destaca o professor.

Mara Rúbia, professora da Faculdade de Educação, trouxe atenção para as questões dos lixos que descartamos diariamente: “Se eu fosse pensar numa pergunta de pesquisa, eu iria pensar em como integrar, na formação docente, práticas de reaproveitamento que discutam o impacto do lixo nas nossas vidas.” E é a partir desse questionamento que ela desenvolveu sua pesquisa apresentada no festival.

João Flávio Petruci, professor do Instituto de Química, abordou os problemas da poluição do ar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 8 milhões de pessoas por ano são diretamente afetadas por poluição atmosférica em locais externos e internos. Apesar disso, apenas 1,6% da população mundial possui informações da qualidade do ar que respira.

Por fim, Renata Neiva, diretora de Comunicação Social da UFU, comentou sobre as pedagogias da beleza: é proibido envelhecer e engordar. A pesquisa dela analisa como a imprensa do século XX contribuiu para a educação do corpo feminino no Brasil. “Foi ensinado que a mulher, para ser bonita, tem que ser jovem e magra; e não sabemos como fazer isso, já que não tem como lutar contra o tempo”, instigou a pesquisadora.

Pesquisadores
Rodrigo Cambraia, Renata Neiva, Mara Rúbia e João Flávio Petruci apresentaram suas pesquisas nesta edição. (Foto: Milton Santos)

O evento fez parte, ainda, da programação da XVIII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), que ocorre de 15 a 18 de maio, no Campus Santa Mônica da UFU. A reunião tem como objetivo divulgar as atividades científicas recentes na área de biologia experimental e incentivar o ingresso de jovens estudantes na carreira científica e acadêmica.

Durante os dias que antecederam o Pint of Science Uberlândia, foi apresentada no perfil oficial da UFU no Instagram uma série de vídeos chamados de "Goles de Ciência". Alguns cientistas da universidade foram desafiados a apresentarem suas pesquisas de uma maneira simples e leve, em vídeos curtos. Saiba mais sobre o festival em: eventos.ufu.br/pintuberlandia2024 e veja mais fotos na editoria UFU em Imagens.

Palavras-chave: pint of science uberlândia dboche Divulgação Científica Evento festival