Campus Umuarama

Estes apresenta proposta de expansão

Planos foram repassados em reunião da Direção da Escola Técnica de Saúde com o reitor da UFU. Atualmente, unidade oferece sete cursos técnicos, com mais de 400 estudantes matriculados

Publicado em 17/06/2024 às 14:14 - Atualizado em 01/07/2024 às 11:51

Sheila Rodrigues e Sousa Porta, Talita Tavares Mamede, Valder Steffen Junior e Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa. (Fotos: Milton Santos)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, participou, na última quinta-feira, 13 de junho, de uma reunião com representantes da Escola Técnica de Saúde (Estes). No encontro, o diretor da unidade, Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa, apresentou um plano de expansão e consolidação para ela. Sheila Rodrigues e Sousa Porta, assessora da Estes, e Talita Tavares Mamede, presidente da Comissão de Comunicação e Divulgação, também participaram da reunião.

“A Estes apresenta uma proposta de consolidação e expansão, além do campus Uberlândia, indo ao encontro das ações previstas na Lei n. 14.645 e no Plano Nacional de Educação, que tem como meta a expansão das matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional”, explica Gebrim.

Quatro pessoas em volta de uma mesa de reunião
Diretor (à esquerda, de camisa azul) apresentou um plano de expansão e consolidação da Estes

A proposta de expansão e consolidação da Estes inclui opções de novos cursos técnicos, melhorias e ampliação das instalações, recursos humanos (docentes e técnicos educacionais administrativos), além de abertura de unidades da Estes nas cidades em que a UFU possui campus. O documento será enviado para apreciação da Reitoria e, posteriormente, direcionado ao Ministério da Educação (MEC).

Após a reunião, o reitor participou de uma visita guiada pelas instalações da escola técnica, situada no Campus Umuarama, em Uberlândia.

Estes

A Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU) é uma unidade de ensino da UFU e que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). A Estes teve seu projeto homologado no dia 17 de outubro de 1972, pelo secretário da Educação de Minas Gerais, Caio Benjamin Dias. Na época, foi nomeada de Escola Técnica de Enfermagem Carlos Chagas (Etecc).

Atualmente, a escola oferece sete cursos: Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho. Os estudantes também podem contar com assistências estudantis para permanência na instituição.

Para mais informações sobre a Estes, acesse: http://www.estes.ufu.br/.

Valder Steffen Junior, em um dos laboratórios da Estes
Reitor da UFU, Valder Steffen Junior, durante passagem por um dos laboratórios da Estes

Palavras-chave: ESTES plano expansão