Publicação

Livro sobre religião nos estudos organizacionais tem professor da UFU como um de seus organizadores

Obra reúne textos de diversos pesquisadores para discutir tema pouco abordado na área da administração

Publicado em 06/06/2024 às 07:58 - Atualizado em 13/06/2024 às 10:03

Imagem: divulgação

O livro  "Religião e Organizações", publicado pela editora HUCITEC no início de 2024, é fruto de uma parceria entre os professores Alessandro Gomes Enoque, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS/UFU), Luiz Alex Silva Saraiva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Bruno Eduardo Freitas Honorato, da Universidade de Brasília (UnB). Dividida em oito capítulos, a obra faz parte de um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e aborda a religião no âmbito organizacional, por meio de uma coletânea de textos de outros 13 pesquisadores de distintas instituições de ensino superior, em conjunto com os organizadores do livro.

"Religião e Organizações" surgiu graças ao Edital de 2018 do Programa Pesquisador Mineiro (PPM), da Fapemig, que tem o intuito de estimular com financiamentos a criação e o fortalecimento de produções coletivas de pesquisa. A ideia central da obra é de ligar duas áreas distintas do conhecimento, já que a religião é um assunto com poucas discussões no âmbito dos estudos organizacionais em comparação a áreas como a sociologia ou antropologia, por exemplo.

Enoque relata que a pesquisa acerca da religião é vista com certo estranhamento por pesquisadores da administração, já que "se trata de uma temática não tão racional dentro de um ambiente predominantemente racional". Ele acrescenta que estre livro busca contemplar o maior número de autores que trabalham com a temática de diversas regiões e universidades e, além disso, trazer perspectivas sobre diferentes religiões.

Palavras-chave: livro religião estudos organizacionais