Destaque

UFU fica no ‘Top 3’ das universidades brasileiras em ranking de produção e consumo responsáveis

Universidade Federal de Uberlândia também se destaca no ‘THE Impact 2024’ entre as 10 instituições que mais trabalham no combate à fome em nível nacional

Publicado em 20/06/2024 às 13:17 - Atualizado em 20/06/2024 às 15:44

Foto: arquivo Portal Comunica / Marco Cavalcanti

O THE Impact 2024 é um ranking global que avalia o desempenho de 2 mil universidades ao redor do mundo no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e na implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da organização. Participando do ranking desde 2021, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresenta posição de destaque e protagonismo no cenário nacional, estando na 12ª posição na colocação geral do Brasil e na faixa 401-600 mundialmente.

Combate à fome

Entre os 17 ODS listados pela ONU, o segundo é o combate à fome, com a meta de atingir a fome zero em nível global até o ano de 2030. Para além da extinção da fome, este ODS objetiva trabalhar a segurança alimentar aliada à agricultura sustentável, na qual todas as pessoas têm acesso a refeições nutritivas e calorias suficientes sem afetar negativamente o meio ambiente, focando em produções sustentáveis de agricultura familiar e com maior produtividade em pequenas propriedades, ao invés do uso de latifúndios e insumos químicos prejudiciais à vida na terra e na água, com baixa produtividade.

Neste quesito, a UFU angaria posição de destaque nacional, estando entre as 10 universidades brasileiras com melhores resultados. Em nível global, a instituição figura entre as 101-200 primeiras em meio às cerca de 2 mil universidades avaliadas.

Produção e consumo responsáveis

O 12º objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU é o de produção e consumo responsáveis. Este ODS destaca o uso responsável dos recursos naturais, bem como do descarte e redução de resíduos gerados por processos de produção. A UFU atualmente ocupa o terceiro lugar no ranqueamento em nível nacional nessa categoria de desenvolvimento, estando entre as 201-300 melhores em nível global.

Visão geral

Considerando todos os dados do novo ranking divulgado, a UFU apresenta resultados significativos nas escalas nacional e internacional, estando entre as 401-600 melhores instituições em nível de desenvolvimento sustentável geral na colocação total das universidades globalmente. Isso reflete o trabalho e dedicação de diferentes setores dentro da universidade para corroborar com um projeto de melhora e desenvolvimento global por meios sustentáveis e responsáveis. "Os indicadores deste ranking tem sido usados pela UFU não apenas para monitorar seu progresso, mas também para orientar iniciativas que promovam a sustentabilidade em todas as suas atividades acadêmicas, extensionistas, de pesquisa e de gestão", comenta Luís Paulo Pires, membro da Comissão Local de Acompanhamento do Programa de Gestão (CLAPDG), da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu), da Prefeitura Universitária (Prefe) - acesse aqui os resultados da UFU no THE Impact 2024.

Palavras-chave: ONU THE Impact Ranking Rankings Universitários DRII