Comissão de Ética da UFU atinge nota máxima em 'Maturidade na Gestão da Ética'

Resultado foi divulgado no Painel Gerencial do Sistema de Gestão da Ética, colocando a Universidade Federal de Uberlândia entre as dez únicas instituições federais que alcançaram este conceito

Publicado em 19/07/2024 às 08:32 - Atualizado em 19/07/2024 às 12:10

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

A Comissão de Ética da Universidade Federal de Uberlândia (CEUFU) recebeu nota 10 em "Maturidade na Gestão da Ética" na 24ª Avaliação do Sistema de Gestão da Ética (SGEP), realizada pela Comissão de Ética Pública (CEP), em relatório referente ao ano de 2023. Dentre as 206 comissões cadastradas na avaliação, apenas 10 atingiram a nota máxima - destas, somente cinco são universidades federais.

A avaliação é registrada no Painel Gerencial do SGEP do CEP, uma ferramenta de transparência ativa, com o intuito de divulgar o panorama da gestão da ética nas instituições federais. Desde 2021, ano da criação do painel, a CEUFU evolui nas avaliações recebidas, sendo nota 6 em 2021, 9 em 2022 e o 10 obtido agora, referente ao ano passado.

Criada na Universidade Federal de Uberlândia em 2012, a Comissão de Ética é vinculada ao Gabinete do Reitor e encarregada pelo controle de processos éticos na instituição. O trabalho da comissão envolve duas faces, a apuração de possíveis problemas éticos, e a face educativa, que busca instruir a como lidar com estas situações.

Segundo a presidente da CEUFU, Gilvane Gonçalves Corrêa, a avaliação é importante pela garantia para a comunidade interna de que a comissão está fazendo o trabalho da forma correta. Além disso, ela comenta que “é valoroso percebermos que agentes externos reconhecem que nós estamos fazendo a coisa certa”.

A presidente cita, ainda, que a principal dificuldade encontrada para alcançar o resultado foi a de fazer com que a Comissão de Ética se tornasse visível na comunidade acadêmica e, com isso, estivesse presente em diversas áreas da universidade.

Palavras-chave: Comissão de Ética da UFU Avaliação do Sistema de Gestão da Ética